nsc
hora_de_sc

Pandemia

Primeira indígena vacinada contra Covid em SC recebe segunda dose: “Dá alívio, mas o vírus continua a circular”

Kerexu Yxapyry foi imunizada em 19 de janeiro e agora ganhou a nova dose da vacina

18/02/2021 - 18h39 - Atualizada em: 18/02/2021 - 20h13

Compartilhe

Por Ângela Bastos
Primeira indígena vacinada contra Covid em SC
Primeira indígena a ser vacinada contra Covid em SC, Kerexu Yxapyry ganha a segunda dose
(Foto: )

Uma das primeiras pessoas vacinadas em Santa Catarina, a índia guarani Kerexu Yxapyry recebeu nesta semana a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ela esteve entre os três imunizados no dia 19 de janeiro num ato simbólico organizado pelo governo do Estado no auditório do Instituto de Cardiologia, junto ao Hospital Regional de São José. Desta vez, a liderança indígena foi vacinada na própria aldeia do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

> Acompanhe dados da vacinação em cada município de SC no Monitor da Vacina

> Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

- Estamos mais aliviados, pois todos da aldeia também foram vacinados. Mas a gente vai continuar se cuidando, pois o vírus continua circulando e é preciso esperar para que todos estejam protegidos – observou Kerexu, professora formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a primeira a apostar na educação bilíngue na comunidade.

Neste momento, a maioria tomou a segunda dose. Exceto as grávidas, lactantes e menores de 18 anos.

Morte de índios mais velhos impacta na cultura dos povos

Mas a realidade dos demais parentes espalhados pelo país, como os índios se reconhecem, é motivo de preocupação. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, 966 índios morreram de Covid-19. São 162 povos afetados e 49 mil casos confirmados.

Entre os que morreram estão índios mais velhos, os quais eram responsáveis por transmitir conhecimentos aos mais jovens. Como esta tradição é basicamente oral, o desaparecimento dessas pessoas impacta na cultura dos povos indígenas.

Até esta quinta-feira (18), de acordo com o Ministério da Saúde, são 164 mil índios vacinados no país. Assim como acontece com toda a população, um número muito inferior ao prometido. O governo havia anunciado que até este momento já teria imunizado 431 mil indígenas.

No Estado, são 12 os índios que perderam a vida para o coronavírus.

Menos de 180 mil vacinados em Santa Catarina

Em Santa Catarina, de acordo com balanço parcial da Diretoria de Vigilância Epidemiológico (Dive), desde o início da vacinação foram aplicadas 176.481 doses (D1 +D2). Do total, 143.754 foram primeira dose (D1) e 32.727 foram segunda dose (D2). Os dados são repassados pelos municípios.

No quadro da vacinação do Brasil, que apresenta os dados da primeira dose e percentual por estados feitos pelo consórcio de imprensa e apresentado no Jornal Nacional, da Rede Globo, o desempenho continua muito baixo. Santa Catarina está com índice de 1,98%, uma das piores coberturas no país.

Leia também:

> Crise na Grande Florianópolis: prefeitos vão discutir leitos de UTI e ações contra Covid-19

> SC pressiona governo Bolsonaro a investir em leitos de UTI para covid-19

Colunistas