Uma mulher de 76 anos, moradora do bairro São Vicente, em Itajaí, é a primeira vítima fatal da dengue no município em 2025. A morte ocorreu na quarta-feira (2) e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira (4). A paciente tinha comorbidades e vivia em uma das regiões mais afetadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo o boletim epidemiológico mais recente, Itajaí já contabiliza 419 casos confirmados de dengue e outros 1.295 considerados prováveis. Os bairros Dom Bosco, São Vicente e Cordeiros/Murta concentram a maioria das infestações.

Para conter o avanço da doença, a Secretaria de Saúde intensificou as medidas de prevenção e controle, com ações como visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a eliminação de criadouros do mosquito e aplicação de inseticida UBV em áreas de risco.

Sintomas de dengue

Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dor de cabeça, náuseas, vômito, dores no corpo, dor atrás dos olhos, diarreia e manchas vermelhas na pele. Diante desses sinais, a recomendação é procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Continua depois da publicidade

A população pode contar com a Central de Atendimento à Dengue (CAD), que funciona 24 horas por dia no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. A estrutura foi criada para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e garantir assistência rápida a casos suspeitos de dengue, gripes, resfriados e diarreia.

A CAD tem capacidade para atender até 700 pessoas diariamente e conta com 12 leitos, com possibilidade de ampliação para 20. O local também dispõe de salas para coleta de exames, sala de espera e equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. O acesso é feito pelo Pronto Socorro do Hospital Marieta, na Rua Sete de Setembro.

Leia mais

Surto de chikungunya em SC: casos podem ter aumentado mais de 560% em 2025; entenda

Infestação de Aedes aegypti e mortes por chikungunya fazem cidade de SC decretar emergência