nsc
    hora_de_sc

    Vacinação

    Primeira a receber vacina da Covid em Florianópolis é técnica de enfermagem de UTI

    Nadir da Silva, 49 anos, trabalha no Hospital Florianópolis

    19/01/2021 - 10h23 - Atualizada em: 19/01/2021 - 11h13

    Compartilhe

    Maria Eduarda
    Por Maria Eduarda Dalponte
    Vacinação contra Covid aconteceu no Hospital Florianópolis
    Vacinação contra Covid aconteceu no Hospital Florianópolis
    (Foto: )

    Uma técnica de enfermagem da UTI do Hospital Florianópolis (HF) foi a primeira pessoa a tomar a vacina contra a Covid-19 na Capital catarinense. A aplicação aconteceu nesta terça-feira (19) por volta das 11h no próprio local de trabalho da profissional. O enfermeiro Gabriel Mendes realizou a aplicação da CoronaVac em sua colega de profissão, Nadir da Silva, de 49 anos.

    > Confira a quantidade de vacinas contra a Covid-19 destinada a cada município de Santa Catarina

    > Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo

    A profissional, que trabalha há 7 anos no Hospital Florianópolis, está desde o início da pandemia na linha de frente contra a Covid-19 e, agora que está vacinada, espera o dia em que poderá abraçar seus amigos:

    — É uma sensação de vitória ter sido imunizada. Vou poder abraçar meus amigos. Na pandemia convivi com muitas tristezas, e alegrias de ver pacientes indo embora, às vezes até andando. Essa vacina é mais uma dessas conquistas para nós profissionais de saúde", comemora Nadir. 

    A prefeitura organizava um ato simbólico para marcar o início da vacinação em Florianópolis para segunda (18), quando as doses chegaram na central de armazenagem do Estado, em São José, na Grande Florianópolis. Porém, como as doses da CoronaVac foram distribuídas para as 17 regionais de saúde de Santa Catarina apenas na terça-feira de manhã, o município decidiu não realizar o evento. 

    O momento histórico protagonizado pela técnica em enfermagem da UTI do Hospital marcou o início da imunização contra a doença em Florianópolis.

    Por volta das 9h23, as doses destinadas a Florianópolis saíram da central macrorregional, com escolta da Guarda Municipal, e chegaram à Capital às 9h40. A vacina foi repassada à equipe do HF, que é referência contra Covid-19 na região, às 10h20. 

    Além de começar a vacinar os profissionais da saúde de UTIs, a prefeitura de Florianópolis iniciará a imunização nas instituições de longa permanência ainda nesta terça. Das 144 mil doses encaminhadas pelo governo federal para Santa Catarina, cerca de 10 mil serão destinadas a Florianópolis. Nesta terça, 5 mil doses foram levadas ao município e as demais estão sendo armazenadas pelo Governo do Estado para garantir a aplicação da segunda dose.

    A ordem de vacinação em Florianópolis

    Na primeira fase do plano de vacinação em Florianópolis, trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena serão vacinados, o que representa 43.815 pessoas. A imunização não será feita em Centros de Saúde, mas diretamente nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e nas Instituições de Longa Permanência. 

    > Vacinas terão sistema de segurança reforçado em SC

    Neste primeiro momento, a quantidade de doses recebidas pelo município não dão conta de todas as pessoas inclusas na primeira fase de imunização. Segundo a prefeitura, à medida em que mais lotes de vacina chegarem ao município, os novos locais de vacinação e as estratégias de cada fase da campanha serão informadas.

    *Com supervisão de Raquel Vieira

    Leia também

    Veja fotos e vídeos da vacinação contra a Covid-19 em SC

    Governo de SC começa a distribuir doses para as cidades

    SC tem suspeita de infecção por variante do Amazonas

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas