nsc
dc

Chegou!

Vacina contra a Covid: Governo de SC começa a distribuir doses para os municípios

Transporte até as 17 regionais de Saúde do Estado é feito por via terrestre e aérea

19/01/2021 - 07h27 - Atualizada em: 19/01/2021 - 07h31

Compartilhe

Por Guilherme Simon
Juliana
Por Juliana Gomes
Fernanda
Por Fernanda Mueller
Vacinas contra Covid deixaram o depósito da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em São José, na Grande Florianópolis, entre as 6h30min e 7h
Vacinas contra Covid deixaram o depósito da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em São José, na Grande Florianópolis, entre as 6h30min e 7h
(Foto: )

O Governo de Santa Catarina começou a distribuir as doses da vacina contra a Covid aos municípios na manhã desta terça-feira (19). O transporte até as 17 regionais de Saúde do Estado é feito por via terrestre e também aérea, no caso das regionais localizadas no Oeste e Extremo-Oeste catarinense. 

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), as doses deixaram o depósito da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em São José, na Grande Florianópolis, entre as 6h30min e 7h. Para as regiões Sul, Planalto Norte, Meio Oeste e Alto Vale, a distribuição é feita por caminhões refrigerados, sob escolta policial. Já para o Oeste, o transporte é feito com aeronaves.

> Quantas vacinas contra Covid-19 cada região de Santa Catarina receberá nesta terça

Ainda segundo a Dive, a expectativa é de que todas as doses sejam entregues às regionais de Saúde até as 13h desta terça. Neste momento, são distribuídas 71 mil doses, volume suficiente para a primeira aplicação nas pessoas definidas no público-alvo da campanha de vacinação. As vacinas foram distribuídas de forma proporcional para os municípios, para que todos recebam o imunizante.

 Outras 71 mil doses da vacina contra Covid serão encaminhadas somente daqui duas semanas, para aplicação da segunda dose nas pessoas atendidas. 

O primeiro lote de vacinas contra a Covid chegou a Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (18), transportadas de Guarulhos (SP) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O Estado recebeu 144.040 doses da CoronaVac, enviadas pelo Ministério da Saúde. As doses foram encaminhadas ao depósito da Secretaria de Estado de Saúde (SES), onde foram preparadas para a distribuição. 

O início da campanha de vacinação contra a Covid em Santa Catarina ocorreu durante uma cerimônia simbólica nesta segunda (18) no Complexo Hospitalar de São José, na Grande Florianópolis. Os três primeiros imunizados foram um enfermeiro, um idoso de 81 anos e uma mulher líder indígena.

Plano inicial de vacinação readequado 

De acordo com o governo catarinense, apenas um terço do esperado de vacinas foi recebido do governo federal, o que exigiu que o plano inicial de vacinação fosse readequado. O Plano Nacional de Vacinação e o cronograma estadual preveem que a vacinação inicie pelos grupos prioritários, dividida em quatro fases. 

> Veja fotos e vídeos da vacinação contra a Covid-19 em SC

A primeira fase compreende trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em locais como casas de repouso ou instituições psiquiátricas e a população indígena. A população estimada desse grupo é de 426.678 pessoas, conforme estimativa do governo.

A quantidade inicial recebida por Santa Catarina será suficiente para imunizar 68.121 pessoas, levando em conta as duas doses necessárias. Conforme a Dive, a primeira remessa da vacina cobrirá 16% do grupo priorítário no Estado e será dividida da seguinte forma:  

- Pessoas com mais de 60 institucionalizadas: 6.026  

- População Indígena: 7.710 

- Trabalhadores da saúde: 54.385

Remessa de vacinas distribuídas via áerea ao Oeste de SC
Remessa de vacinas distribuídas via áerea ao Oeste de SC
(Foto: )
Remessa de vacinas distribuídas via áerea ao Oeste de SC
Remessa de vacinas distribuídas via áerea ao Oeste de SC
(Foto: )

Colunistas