O primeiro final de semana do outono em Santa Catarina tem 182, entre os 238 pontos analisados, adequados para banho em praias catarinenses, o que representa 76,47%. O número, referente à semana de 17 a 21 de março, foi divulgado nesta sexta-feira (21) pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC)

Continua depois da publicidade

Receba as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 64 estão adequados para banho, o que equivale a 73,56%. A balneabilidade na Capital melhorou em comparação com a semana passada, quando 65,5% dos pontos estavam adequados para banho de mar. 

Entre os locais com pontos próprios estão: Praia Brava, Praia da Joaquina e Jurerê Internacional. Já a Praia do Campeche, Praia dos Ingleses e Praia de Canasvieiras contêm pontos inadequados para banho de mar. 

Confira as praias impróprias para banho

Continua depois da publicidade

Como é feita a análise da balneabilidade

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli. Segundo a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “próprio” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O ponto é considerado “impróprio” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e divulga o balanço semanalmente, às sextas-feiras. Já entre abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Confira situação das praias em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Leia mais

Praia de SC entra no top 5 do Brasil de cidades que mais atraem empreendimentos de luxo

Conheça as praias da Grande Florianópolis que estão entre as mais fotografadas do Brasil