nsc

publicidade

Aviação

Procon de Florianópolis notifica companhias aéreas por suposto aumento nas passagens

Fiscais do órgão de defesa do consumidor pediram explicações às empresas, que terão 10 dias para responder

09/05/2019 - 15h26 - Atualizada em: 09/05/2019 - 17h04

Compartilhe

Por Samuel Nunes
Notificações foram entregues nesta quinta-feira (9), no Aeroporto Hercílio Luz
Notificações foram entregues nesta quinta-feira (9), no Aeroporto Hercílio Luz
(Foto: )

O Procon de Florianópolis notificou nesta quinta-feira (9) as companhias aéreas que atendem no Aeroporto Hercílio Luz. De acordo com a prefeitura, a medida foi tomada por causa de um suposto aumento no preço das passagens de chegada ou saída da Capital. As companhias terão 10 dias para recorrer.

Na avaliação do Procon, o aumento aconteceu em virtude do cancelamento de voos da Avianca. A empresa, que passa por dificuldades financeiras, precisou devolver quase todas as aeronaves que operava. Com isso, centenas de rotas em todo o Brasil precisaram ser cancelados.

Em Santa Catarina, a empresa encerrou o atendimento nos três aeroportos em que operava: Florianópolis, Navegantes e Chapecó.

No dia 23 de abril, o Procon de Florianópolis também notificou a Avianca, para tentar entender a lógica dos cancelamentos.

Outro lado

Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que recebeu a notificação e irá apresentar os esclarecimentos dentro do prazo. A empresa diz que, conforme a legislação em vigor, tem a liberdade para estabelecer o valor das tarifas, de acordo com a demanda e as estratégias empresariais.

"O órgão regulador fiscaliza as tarifas aéreas praticadas a fim de coibir atos contra a ordem econômica e assegurar o interesse dos usuários. Portanto, a Azul age em acordo com a legislação vigente", diz trecho da nota.

A Gol, por sua vez, defendeu a política de preços da empresa e informou que foi a que mais reduziu as tarifas em todo o país, em 2018. "A GOL adota o modelo de precificação dinâmica, o que permite que diferentes públicos tenham acesso ao transporte aéreo. Além de pressupor a maior oferta de assentos a preços baixos e competitivos, a todo momento. Esse modelo tarifário faz com que as tarifas oscilem com o tempo e de acordo com a ocupação do voo – constantemente – tornando-as mais baratas quando a compra é feita com mais antecedência a data da viagem", disse a companhia.

A Latam limitou-se a dizer que vai prestar os esclarecimentos necessários ao Procon de Florianópolis.

Deixe seu comentário:

publicidade