A UFSC está com inscrições abertas para o projeto Meninas na Ciência. O objetivo é montar equipes interessadas em participar do Caça Asteroides 2024 — um programa do governo federal em parceria com a Nasa que visa descobrir e nomear asteroides.

Continua depois da publicidade

O Campus de Blumenau vai oferecer treinamento presencial e online para quem quiser desbravar o céu.

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

A atividade é exclusiva para meninas a partir de 12 anos e mulheres de até 99 anos. Para participar, não é necessário ser aluno ou ter qualquer vínculo com a UFSC.  Também não é preciso conhecimento prévio sobre o tema, basta ter interesse no assunto.

A procura dos asteroides é feita em um programa específico, que precisa ser instalado em um computador com sistema operacional Windows e acesso à internet. Caso a participante não tenha, será possível utilizar computadores no Campus Blumenau da UFSC. 

Continua depois da publicidade

Na edição de 2023, a equipe do projeto Meninas na Ciência da UFSC descobriu oito candidatos a asteroides. Cinco deles pelos olhos atentos da estudante Ana Lindsey Nogueira Fernandes, que agora cursa Licenciatura em Química na UFSC Blumenau.

A inscrição é online, através de preenchimento de formulário. Não há limite de vagas e o treinamento deve começar ainda em maio, em data a ser definida.

Meninas na Ciência: como cientistas da UFSC descobriram 8 asteroides em projeto da NASA

O que é o “Meninas na Ciência”?

É um projeto de extensão vinculado ao Departamento de Física da UFSC. Criado em 2020, tem como objetivo estimular o interesse de meninas e mulheres pelas ciências exatas e tecnologias e incentivar a busca por profissões e carreiras científicas.

Continua depois da publicidade

O projeto é coordenado pela professora Gabriela Kaiana Ferreira e conta com a colaboração de bolsistas e voluntárias. Juntos eles desenvolvem uma série de atividades envolvendo divulgação científica e combate a preconceitos e estereótipos sobre a presença de mulheres nas ciências exatas.

Uma dessas ações é o treinamento e organização de equipes para a competição de Caça Asteroides, que possibilita às participantes darem as próprias contribuições ao encontrarem asteroides, enquanto aprendem sobre astronomia na prática.

Para participar da competição, o projeto promove treinamento presencial e reunião de grupo, além de fornecer material de apoio. Nesse treinamento, as participantes aprendem a identificar objetos astronômicos e elaborar e enviar os relatórios com os possíveis asteroides encontrados.

Caso a Nasa confirme que o objeto encontrado é mesmo um asteroide, o que pode levar de dois a três anos, a pessoa que o descobriu tem direito a nomeá-lo.

Continua depois da publicidade

Leia mais

5 museus que estimulam a participação de mulheres na ciência

Escola pública de Itajaí vê desempenho de alunos melhorar com projeto inovador

Carreira em tecnologia e inovação espera por mulheres que querem ascensão em SC

Destaques do NSC Total