publicidade

Economia
Navegue por

Tecnologia

Programa de aceleração beneficia microempreendedores de oito cidades de SC

400 MEIs de oito municípios de Santa Catarina terão oportunidade de acelerar seus negócios com metodologia inovadora 

12/07/2019 - 07h45 - Atualizada em: 17/07/2019 - 13h02

Compartilhe

Por Tech SC
400 MEIs de oito municípios de Santa Catarina terão oportunidade de acelerar seus negócios com metodologia inovadora
400 MEIs de oito municípios de Santa Catarina terão oportunidade de acelerar seus negócios com metodologia inovadora
(Foto: )

Arte / NSC Total
Arte / NSC Total
(Foto: )

Gustavo Varela trabalhava na indústria gráfica há mais de 10 anos. Tendo conhecimento amplo da área e querendo melhorar seu nível de renda, decidiu empreender. Naquele momento, surgiu a oportunidade de ser sócio de uma microfranquia que fazia publicidade em sacos de pão - porém o negócio deu errado e deixou R$ 14 mil de prejuízo. Mesmo no negativo, ele teve a ousadia de insistir para montar seu próprio negócio na área que conhecia.

Como muitos microempreendedores individuais (MEIs), Gustavo conhecia bem a sua área, mas não possuía experiência ou conhecimento formal em negócios. De acordo com a pesquisa "O Perfil do MEI" realizada pelo Sebrae em 2017, por exemplo, 77% dos MEIs entrevistados nunca fizeram curso sobre administração financeira, mas 53% gostariam de aprender sobre o assunto. Aliado a esses conhecimentos de gestão, ter uma visão para o negócio e estar perto de outros empreendedores são fatores que fazem toda a diferença para a sobrevivência, longevidade e crescimento dos MEIs.

É neste contexto que surge o Salto Aceleradora de MEIs. O programa traz o que tem de mais moderno em metodologias empreendedoras adaptado ao tamanho e linguagem dos MEIs. Os objetivos são ajudar o MEI a se reconhecer como empreendedor, dar consistência ao modelo de negócios e preparar o MEI para crescer. Como resultado social, o programa contribui para o aumento da renda e a redução de desigualdades.

Em 2019, o Salto Aceleradora de MEIs ocorrerá em 8 cidades: Florianópolis, Tijucas, Tubarão, Rio do Sul, Concórdia, Itapiranga, Indaial e Timbó. A iniciativa é uma parceira entre o Impact Hub, o Sebrae Santa Catarina, as Prefeituras desses municípios e outros parceiros locais, como universidades e associações comerciais. As inscrições estão abertas por meio deste site.

A expectativa é envolver cerca de 400 MEIs no Estado. Eles terão oficinas quinzenais práticas, rodas de aprendizado entre eles e mentorias com empreendedores mais experientes. Em novembro, os finalistas apresentarão seus negócios para uma banca de especialistas, convidados e familiares.

Segundo Gustavo, "o programa foi um marco no grande salto da Sonho Sublime Soluções Gráficas". Com muita dedicação, ele multiplicou por 4 o faturamento do seu negócio ao longo do programa e continua crescendo e se desenvolvendo.

Acesse também:

Festival Global de Inovação Social: ousadia para empreender um mundo melhor

Mulheres demonstram que nós > eu em festival de inovação social em Florianópolis

O que é uma aceleradora de impacto?

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação