A segunda etapa do projeto Basquete Transforma SC inaugurou neste sábado (2) a primeira quadra do projeto que entregará a revitalização de três espaços esportivos no Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A quadra entregue neste sábado fica no Red Park, no bairro São João do Rio Vermelho, em Florianópolis. A inauguração ocorreu em evento com uma verdadeira imersão do universo do basquete e apresentações culturais com o rapper Nego Rhudy e o DJ Monkey. Um mini-campeonato de basquete 3×3 feito pela comunidade do Rio Vermelho também marcou a entrega. 

Com o intuito de aproximar ainda mais a bola laranja dos catarinenses, o Basquete Transforma SC realizou toda a revitalização do local, com pintura da quadra e troca das cestas, para chamar a comunidade e ocupar os espaços públicos com atividades físicas. 

Além de Florianópolis, a revitalização também será feita em outras duas cidades: no dia 9 deste mês haverá a entrega do novo espaço em Blumenau, no parque Ramiro Ruediger, e no dia 16, em Joinville, ao lado da Associação dos Moradores do Bairro Itinga (Amorabi).

Continua depois da publicidade

A escolha do Rio Vermelho como primeiro local a receber o espaço foi feita para fortalecer comunidades e projetos que já demonstram boa organização no esporte e promovem impacto social nas localidades.

O projeto local oferece treinos semanais para jovens de 13 a 21 anos não apenas com o intuito de formar atletas, mas sim visando a formação de pessoas melhores. A falta de um ambiente adequado vinha dificultando o desenvolvimento do basquete. A partir da inauguração, o projeto também deve atender crianças de até 10 anos nos treinos.

Vidas transformadas pelo esporte

Desde outubro de 2021, o Basquete Transforma SC mostra para o Estado as potencialidades do esporte como agente de transformação social. A primeira etapa do projeto foi ancorada em reportagens multimídia que contaram histórias de vidas e comunidades transformadas pelo basquete.

Em vídeo, fotos, textos e áudio, o projeto trouxe relatos dos personagens que transformaram o esporte local em uma potência nacional. Na NSC TV, no programa Globo Esporte, as histórias foram contadas em cinco reportagens. No site do Globo Esporte, nove episódios deixaram as histórias do basquete catarinense acessíveis de qualquer local do mundo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Vítima de injúria racial, vereador de SC fala sobre trauma e investigação: “Vou até o fim”

Sete concursos estão abertos; salário pode chegar a R$ 32 mil