A NSC e a Federação Catarinense de Basketball (FCB) ampliaram a parceria para valorização do esporte. Como resultado, o projeto Basquete Transforma SC será desenvolvido em duas etapas e terá o comunicador Edsoul como âncora.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

A celebração da parceria ocorreu na tarde desta quarta-feira (25), na sede da NSC, com a presença do presidente da FCB, Fábio Deschamps, do presidente da NSC, Mário Neves, e diretores da empresa. 

O projeto, que começou em 2018, reforça um dos pilares da NSC: a responsabilidade com a comunidade e valores como a inclusão, a transformação social e a promoção de oportunidades. O objetivo é valorizar o caráter transformador do esporte no cenário social catarinense e trazer o universo do basquete para perto do público de Santa Catarina. 

— Todos nós da NSC estamos muito felizes ao compartilharmos com FCB uma visão comprometida com o futuro e também com o bem-estar e o desenvolvimento da sociedade. Juntos, entendemos que o basquete, como um dos esportes mais populares do mundo, é uma das ferramentas capazes de promover transformação nos meios em que está inserido — analisa o presidente da NSC, Mário Neves.

Continua depois da publicidade

Transformação social

A primeira fase do projeto será ancorada em reportagens, entrevistas e histórias em formato multimídia, que traduzem todo o potencial transformador do basquete catarinense. O objetivo é valorizar os adeptos da prática e, também, estimular a adesão de novos jogadores. 

— Vamos mostrar o quão importante é o basquete na vida das pessoas, como ele é um verdadeiro objeto de transformação social e cultural, que vai da periferia ao clube social, passa por escolas, parques, praças e praias — destaca Fábio Deschamps, presidente da federação. 

Contemplando todos os aspectos culturais relacionados à prática de basquete, o projeto vai contar histórias de vidas transformadas pelo esporte, ao mesmo tempo em que vai promover a adesão de jovens e adultos à prática, estimulando a participação social e o envolvimento de comunidades em eventos esportivos de caráter coletivo. 

> Enquanto o turismo se recupera, as exportações de SC deslancham

O apresentador Edsoul tem uma identificação especial com o projeto. Além de ter no basquete a sua atividade predileta, ele cresceu no Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, e conhece de perto a realidade das comunidades catarinenses.

Continua depois da publicidade

— Ações como esta incentivam crianças e adolescentes a despertarem para a prática de esportes. Além de ser um hábito saudável, o esporte estimula diretamente sentimentos como união, solidariedade e orgulho — explica Edsoul.

Esporte é ação

Na segunda etapa, a iniciativa vai além das telas e ganha espaço nas ruas, com ativações com foco em experiências que vão proporcionar oportunidades de praticar basquete em diferentes cidades catarinenses. O “Basquete Transforma SC” contempla restauração de quadras públicas para a prática do esporte, instalação de mini quadras em pontos estratégicos da cidade e ações especiais em um cronograma diversificado.

Outro importante momento será a formação de uma academia, para qualificar árbitros e profissionais desse universo. Assim, o projeto ainda propõe a profissionalização do esporte. Além de ampliar a visibilidade para o basquete, celebrar histórias de quem conseguiu transformar a vida por meio do esporte, estimular o interesse dos catarinenses pelo basquete e trazer oportunidades para que diferentes públicos passem a incorporar a prática na rotina. 

Em todas as telas e mais

Muito além das quatro linhas, todo o projeto acontece multiplataforma, com envolvimento de programas de televisão, como o Globo Esporte, e no meio digital, programação da Rádio Atlântida, programetes na CBN, eventos outdoor e seminários online.

Continua depois da publicidade

O engajamento com os catarinenses será aditivado em sorteios, conteúdos interativos e com a torcida em jogos importantes, realizados pela FCB.

O projeto é uma parceria entre NSC e Federação Catarinense de Basketball, com apoio da Trimania.

Destaques do NSC Total