O PSDB de Santa Catarina divulgou uma nota em que confirma a desfiliação do ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Gelson Merísio. O anúncio ocorre um dia após Merísio se encontrar com o ex-presidente Lula em São Paulo e confirmar que vai fazer campanha para o petista nas eleições de outubro em SC.

Continua depois da publicidade

Seis perguntas sobre as eleições 2022 a serem respondidas no próximo mês em SC

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O presidente do PSDB em SC, Rogério Pacheco, que vinha garantindo a permanência do ex-deputado no partido, informou que a secretaria do partido recebeu um pedido de desfiliação entregue por Merísio na última segunda-feira (21).

– A foto tem um impacto muito grande. Isso de certa forma chamou a atenção de todos. Claro que essa questão da desfiliação já estava consolidada, nosso secretário já tinha até recebido essa formalização. Estávamos tentando reunir o grupo todo para ter uma conversa mais particular e saber os motivos, mas depois do vazamento daquela foto, ficou muito claro que já estava definido – afirmou.

Continua depois da publicidade

Merísio ainda não se manifestou nas redes sociais sobre o encontro com Lula nem sobre a desfiliação do PSDB. A reportagem tentou contato, mas não obteve retorno até a última atualização deste conteúdo.

Caso queira concorrer a algum cargo, Merísio precisará se filiar a uma nova legenda até o dia 2 de abril.

PSDB terá que buscar nome

A saída de Merísio do PSDB já vinha sendo comentada desde o final de 2021. Nas prévias nacionais do partido para definir o candidato a presidente, Merísio apoiou o governador gaúcho Eduardo Leite, que acabou derrotado para João Doria. Desde então, internamente é apontado que o ex-deputado teria começado a se distanciar da legenda. Ainda assim, o PSDB vinha assegurando a permanência e mantendo o nome de Merísio entre os pré-candidatos que pretendia oferecer nas eleições de 2022.

Agora oficialmente sem Merisio, o PSDB precisará buscar outros nomes para apresentar nas eleições de outubro. A direção estadual aponta lideranças como o ex-ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, o ex-governador Leonel Pavan e o deputado Marcos Vieira como membros que se colocaram à disposição. Os tucanos também participam de conversas com outras legendas para discutir coligação. Um dos grupos é o que envolve também o União Brasil, o PSD, o PP e o Podemos.

Continua depois da publicidade

Confira a nota divulgada pela direção estadual do PSDB

NOTA DE ESCLARECIMENTO EXECUTIVA ESTADUAL DO PSDB/SC

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos, no que tange ao posicionamento político do Ex Deputado Gelson Merísio, importa esclarecer que sua desfiliação já era ato consolidado, consequência de um processo que teve início há alguns meses.

Sua decisão isolada em nada altera o projeto tucano de 2022. O PSDB de Santa Catarina tem lideranças competentes, com conhecimento e visibilidade para concorrer no pleito de 2022, as quais já colocaram seus nomes a disposição.

Tal situação não abala os projetos do partido, que continua forte e com o mesmo propósito de sempre, apresentar uma alternativa mais bem preparada para as disputas eleitorais.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como votaram os deputados no projeto que tentou impedir o Passaporte da Vacina em SC

Redução de ICMS para alimentos e bebidas causa polêmica e mobiliza empresários na Alesc

Antipetismo do PSD em SC freou apoio a Lula e ajuda projeto de Eduardo Leite

Destaques do NSC Total