
Morar Bem
Designer traz dicas para harmonizar o ambiente
Um dos principais desafios de quem busca decorar um ambiente com quadros de fotos e lembranças de momentos marcantes é construir uma distribuição clean nas paredes e estantes. Mais difícil ainda é garantir que o espaço esteja harmônico e sofisticado, principalmente quando são objetos com cores e materiais distintos.
Para tanto, o primeiro passo é dar adeus para os quadros espalhados em estantes, com molduras diferentes e que brigam com a decoração, e tentar padronizar esses objetos.
> Reformar banheiro sem dor de cabeça é possível? Seis dicas que auxiliam no processo
— Nós sabemos que as fotografias que relembram momentos especiais são importantes, mas é preciso cuidado para que o formato com que elas são expostas não estrague a decoração do ambiente — alerta a designer de interiores Caroline Von Jelita.
O segredo está na escolha das molduras. Nas paredes, o ideal é que os quadros sejam do mesmo tamanho, seguindo o mesmo formato e cores também. Além disso, na maioria dos casos, o fundo branco é uma ótima opção, o famoso paspatur, que deixa o ambiente limpo e aconchegante.
A designer destaca, ainda, que o local escolhido para a exposição dos quadros precisa ter uma boa iluminação.
— Seja natural ou com rede elétrica, é preciso que seja feito um estudo do ambiente, buscando a melhor posição para os quadros — explica Caroline.
A iluminação é o ponto alto da composição, destacando os principais pontos e trazendo elegância para o ambiente. Muita gente imagina que para conseguir uma boa localização do ponto de luz na parede é sinônimo de dor de cabeça com obras e sujeira, mas as técnicas atuais permitem uma instalação rápida, sem grandes intervenções e com a arandela onde quiser, mesmo estando distante das tomadas.
O ideal é organizar essa decoração com o auxílio de especialistas. Designers de interiores e arquitetos são solução para garantir o alinhamento das peças e a harmonia das cores e molduras nas paredes e estantes da casa.
> Como não errar na decoração monocromática?
Ainda, os decoradores encontram alternativas criativas para garantir que todas as fotos e quadros desejados fiquem no ambiente, sem contrastes com as cores de sofás, almofadas ou colchas, por exemplo.
Leia também
Chill House: tendência do design transforma residências em refúgios
Decoração holística pode trazer boas energias para o lar
5 dicas para alugar seu imóvel com rapidez e sem dor de cabeça