Você já ouviu falar no Salar de Uyuni e nos salares? Conhecidos também como desertos de sal, os salares se formam quando um lago de água salgada evapora devido a mudanças geológicas. E o maior deles está localizado na América do Sul.

Continua depois da publicidade

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Trata-se do Salar de Uyuni, na Bolívia, que se estende por impressionantes 10,5 mil quilômetros quadrados – uma área um pouco maior que a região metropolitana de São Paulo. Sua paisagem única e surreal transformou o local em um dos principais destinos turísticos do país vizinho.  

Para chegar até lá, é possível embarcar em um voo de aproximadamente 5 horas e 30 minutos saindo de São Paulo com destino a La Paz, capital boliviana. De lá, basta pegar mais um voo de 40 minutos até Uyuni. Mas o que torna esse deserto de sal tão especial?  

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Um espelho natural

O Salar de Uyuni é conhecido por seu nivelamento quase perfeito: em toda a sua extensão, a variação de altitude é inferior a um metro. Essa característica única faz com que o local seja utilizado até por cientistas para calibrar satélites.  

Há relatos de que os astronautas da Apollo 11, missão que levou o homem à Lua, ficaram impressionados com a brancura e a uniformidade do salar quando o avistaram do espaço. Chegaram a pensar que se tratava de uma geleira escondida no continente sul-americano.  

O espetáculo mais impressionante ocorre durante a estação das chuvas. Graças ao terreno plano e à baixa absorção de água, uma fina camada líquida se forma sobre o sal, criando um reflexo perfeito do céu. Em dias claros, o horizonte desaparece, e o chão se transforma em um imenso espelho, proporcionando uma vista de tirar o fôlego.  

Continua depois da publicidade

Mais que um deserto de sal 

Além da paisagem surreal, o Salar de Uyuni abriga outras atrações fascinantes. A região é habitat de flamingos rosados e de cactos gigantes, que podem levar décadas para atingir alguns metros de altura. 

Há também outro ponto curioso, a existência de um hotel construído inteiramente com blocos de sal, oferecendo uma experiência única aos visitantes.  

Com uma combinação de belezas naturais, história e facilidade de acesso a partir do Brasil, o Salar de Uyuni é um destino imperdível para quem busca experiências únicas e paisagens de outro mundo. Que tal incluir esse paraíso andino na sua lista de viagens?

Continua depois da publicidade

Conheça os lugares mais quentes do mundo

Leia também

Seu sobrenome pode te conectar à realeza e à maior família do mundo

Qual foi a maior chuva da história no mundo?

Conheça os 10 lugares mais quentes do mundo