nsc

    Covid-19

    Qual é o melhor teste para coronavírus? Especialista explica quando devem ser usados

    Presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial diz que há um exame "certo, na hora certa"

    12/08/2020 - 11h39 - Atualizada em: 12/08/2020 - 11h58

    Compartilhe

    Leandro
    Por Leandro Lessa
    Teste para identificar se a pessoa contraiu Covid-19
    Teste para identificar se a pessoa contraiu Covid-19
    (Foto: )

    Você sabe qual é a diferença entre os testes utilizados para identificar se a pessoa está com a Covid-19? Qual é a eficácia de cada um dos tipos? Carlos Eduardo Gouvêa, presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial, lembra que são ferramentas para identificar a presença do novo coronavírus que devem ser aplicados por profissionais habilitados, seguindo etapas importantes para coleta, acondicionamento e transporte, com equipamentos adequados para o serviço. 

    > SC tem média de mortes mais alta desde início da pandemia, com 55 por dia, aponta consórcio de veículos

    De acordo com o especalista, durante a fase inicial - entre o 2º e 8º dia do começo dos sintomas - há o RT-PCR e o teste de antígeno. Já a partir do 8º ao 10º dia do início dos sintomas, o testes rápidos de anticorpo (IgG e IgM) podem ser utilizados para a confirmação ou não da presença do sars-CoV-2 no organismo. 

    > Coronavírus: o que fazer em caso de suspeita da doença

    - É o teste certo, na hora certa e no ambiente correto. Se a pessoa pode esperar um pouco pelo resultado e tem à disposição o PCR, obviamente que no início dos sintomas isso vai trazer uma segurança maior. Agora, se a pessoa está em localidade remota, sem alternativa de contar com laboratório de grande porte que possa executar o PCR, o teste de antígeno acaba sendo uma excelente opção. Em 15 a 20 minutos, já há a resposta. Agora, se a necessidade é verificar se a pessoa esteve ou não em exposição com o coronavírus, pode ser um teste rápido de anticorpo, que vai idenitificar se ele já passou pela doença ou se está ainda na fase aguda - explica Carlos Eduardo Gouvêa. 

    > Veja quais vacinas estão sendo testadas contra o coronavírus

    As informações foram dadas nesta quarta-feira (12) durante o Direto da Redação, programa da CBN Diário que entra no ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h. 

    Confira a entrevista:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas