nsc
dc

Previsão do tempo

Quando o sol volta para SC? Descubra e veja quando as temperaturas sobem

Próximos dois meses têm expectativa de menos chuva e mais calor

21/10/2021 - 10h23 - Atualizada em: 22/10/2021 - 06h33

Compartilhe

Maria Eduarda
Por Maria Eduarda Dalponte
Douglas
Por Douglas Márcio
Sexta-feira tem predomínio de sol em todo o Estado
Sexta-feira tem predomínio de sol em todo o Estado
(Foto: )

Desde o final de setembro, as rodas de conversa dos moradores de Santa Catarina têm um assunto em comum: por que tanta chuva no Estado? Se tivesse uma música que traduzisse a vontade da maioria dos catarinenses, com certeza seria aquela do gaúcho radicado em Balneário Camboriú Vitor Kley: "Ô, sol. Vê se não esquece e me ilumina, preciso de você aqui".

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A principal região atingida pela chuva em outubro foi a Grande Florianópolis. Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça registraram mais de 300 milímetros nas três primeiras semanas, mais que o dobro previsto para o mês. Em Joinville, o mesmo aconteceu.

A terceira semana de outubro já trouxe um tempo diferente daquele das três semanas anteriores. Apesar das temperaturas baixas, o sol apareceu muito mais, mas não se firmou. Nesta quinta-feira (21), as nuvens diminuem e o sol começa a dar o ar da graça, com possibilidade de chuva fraca e isolada durante a noite.

> Umidade do mar é um dos motivos para o tempo continuar instável em SC

Depois de quase um mês sem um dia inteiro de sol — o último foi 26 de setembro — o astro rei vem firme e prevalece em toda Santa Catarina nesta sexta-feira (22), com o termômetro batendo a casa dos 26°C na Grande Florianópolis e 30°C no Oeste.

Segundo a metereologista da Epagri Gilsânia Cruz, a manhã de sábado segue da mesma forma, mas durante a tarde e noite o tempo muda e traz temporais para o Estado. No domingo (24) ocorre a situação inversa: o tempo começa fechado e melhora durante a tarde. Segunda-feira o sol vota a predominar em toda Santa Catarina e a semana terá uma presença maior do calor. 

> Quinta-feira de sol em SC, mas ainda com influência de umidade do mar

A tendência é que as próximas duas semanas variem entre dias de chuva e sol predominante. No Oeste do Estado, as temperaturas ficarão mais elevadas. O calor "de verão" deve chegar com tudo na segunda quizena de novembro. A expectativa dos próximos dois meses é de menos chuva para Santa Catarina.

Uma reunião do clima com metereologistas do Estado está marcada para o dia 27 de outubro. No encontro, os especialistas vão discutir a influência da La Niña até o final do ano e a expectativa do tempo para o próximo trimestre. Em termos de chuva, segundo explicou Gilsânia, a La Niña não tem grande influência, mas o fenômeno pode deixar as temperaturas mais amenas até dezembro.

Por que choveu tanto em SC?

A metereologista da Epagri Gilsânia Cruz explica que vários fatores influenciaram o mau tempo em Santa Catarina. No Litoral e no Norte do Estado, a circulação marítima trouxe a umidade do mar para o continente.

No Oeste e no Sul de Santa Catarina, o principal fator que ocasionou as chuvas foi as áreas alongada de baixa pressão, chamadas de cavados. O Estado ainda teve a influência de massas de ar frio e jato subtropical, que traz ventos mais fortes e aumenta a força da chuva.

A quantidade de água amenizou a estiagem no Oeste de Santa Catarina, mas ainda não resolveu o problema. Segundo o hidrólogo da Epagri, Guilherme Miranda, a quantidade de chuva recuperou a agricultura, ajudando no plantio. Porém, o alto volume de água ainda não foi suficiente para recarregar os aquíferos. Por isso, um novembro e dezembro com menos chuva pode colocar a região novamente em uma situação delicada.

Leia também

Reajuste a 100% dos servidores já têm data para chegar na Alesc

Corte de árvores gera polêmica no Jardim Botânico da Capital

SC tem mais de 423 mil fujões da 2ª dose contra Covid-19

Colunistas