Está localizada em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, a única mina de carvão aberta à visitação pública em toda América Latina e uma das poucas no mundo todo. Por isso, o local é um dos principais pontos turísticos da cidade, conhecida como a Capital Brasileira do Carvão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Aberta ao público desde 2011, a Mina de Visitação Octávio Fontana possui uma minilocomotiva, réplica de 1922, e uma exposição de fotos e objetos que contam parte da história do carvão na região. A atração fica localizada na antiga propriedade da família Fontana.

Três destinos românticos para conhecer no Sul de Santa Catarina

No interior da mina, os visitantes podem conhecer um pouco dos desafios enfrentados pelos mineiros na extração do carvão mineral. Além da exposição, o local conta com uma gruta em homenagem à Santa Bárbara, padroeira dos mineiros e da cidade.

Continua depois da publicidade

Valores, como e quando visitar

A Mina de Visitação Octávio Fontana está localizada na Rua Quintino Dal Pont, bairro Naspolini, em Criciúma. O valor da entrada é R$ 20, mas professores, estudantes, doadores de sangue e idosos acima de 60 anos pagam metade.

O local está aberto todos os dias, de terça-feira a domingo, das 9h às 12h e das 13h às 18h. Nas segundas-feiras, a mina abre somente no período da tarde, das 14h às 18h. A administração orienta agendar visitas pelo telefone: (48) 3445-8734.

Veja fotos da mina de carvão

Leia mais

Fotos antigas revelam como era o Farol de Santa Marta no século passado

FOTOS: Casas de pedra mantêm viva a história da imigração italiana no Sul de SC

Destaques do NSC Total