A maioria das praias do litoral de Santa Catarina estão próprias para banho, informou o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) nesta sexta-feira (7). Segundo o último relatório de balneabilidade, 176 dos 238 pontos analisados no Estado são considerados adequados para os banhistas, o que equivale a 73,95%.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Os números dessa semana mostram uma pequena piora em comparação com o relatório divulgado na semana anterior, em que mais de 75% dos pontos analisados no litoral catarinense estavam próprios para banho.
Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados pelo instituto, 60 estão adequados para banho, o que equivale a 68,97%. Na Capital, as praias da Joaquina e da Daniela são consideradas adequadas para os banhistas, já praias populares entre os turistas e moradores como Jurerê e Campeche, possuem pontos considerados “impróprios” para banho de mar.
Veja a lista dos pontos próprios e impróprios para banho em SC
Continua depois da publicidade
Confira a situação das praias em Florianópolis
Como é feita a divulgação da balneabilidade
O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio de coletas, que pode ser acessado no site. À medida que as análises são concluídas pelo laboratório, o resultado do ponto é atualizado e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.
De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Nova praça no Centro de Florianópolis com pisos subterrâneos tem prazos definidos
PIB do Brasil cresce 3,4% em 2024 puxado por indústria e serviços, mas fica abaixo do esperado
 
				 
                                     
                            
                            



