Quase uma tonelada de comida estragada foi recolhida de cinco mercados na região do Vale do Itajaí (veja fotos abaixo). Entre as mercadorias estão, principalmente, carnes e derivados. Conforme informou o Ministério Público nesta terça-feira (16), os produtos impróprios para consumo foram identificados por fiscais durante uma operação conjunto dos órgãos sanitaristas.

Continua depois da publicidade

Em um mercado de Timbó, os agentes encontram 520 quilos de comida mal armazenada e em péssimas condições de conservação. No município de Rio dos Cedros foram recolhidos, em dois mercados, outros 125 quilos de alimentos nas mesmas condições. Já em Benedito Novo, a fiscalização encontrou, também em dois mercados, 260 quilos de produtos impróprios.

Os 905 quilos de comida estragada foram enviados para descarte em aterro sanitário.

A operação foi coordenada pelo Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal do Ministério Público em conjunto com a 3ª Promotoria de Justiça de Timbó, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Vigilância Sanitária Municipal, Vigilância Sanitária Estadual, Serviço de Inspeção Municipal e Polícia Militar.

Veja fotos dos produtos recolhidos

Continua depois da publicidade

Na semana passada, dezenas de produtos vencidos foram encontrados para venda nas prateleiras de um mercado em Blumenau. A situação veio à tona nesta semana durante uma fiscalização do Procon estadual. O órgão soube do caso através de uma denúncia. Os fiscais recolheram 119 itens com a validade expirada, como pão de alho, biscoito, achocolatado, água com gás, mortadela.

O mercado recebeu um auto de infração e vai responder a processo administrativo.

Leia mais

Carro caça-problemas promete pente-fino em Blumenau e vai custar R$ 1,6 milhão por ano

Mulheres se unem para criar em SC a maior árvore de Natal em crochê do Brasil; veja fotos