nsc
dc

Coronavírus

Quatro casos de reinfecção pela Covid-19 são confirmados em SC

Os casos foram registrados em Lages, Itaiópolis, em Balneário Piçarras e o último, confirmado nesta quarta-feira (9), em Herval d’Oeste

10/06/2021 - 14h35

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
O primeiro caso de reinfecção de Covid-19 no Estado foi registrado em Lages
O primeiro caso de reinfecção de Covid-19 no Estado foi registrado em Lages
(Foto: )

Santa Catarina registrou nesta quarta-feira (9), o quarto caso de reinfecção pela Covid-19 no Estado. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC) informou que o primeiro caso foi identificado em Lages. O segundo, de acordo com o órgão, foi registrado em Itaiópolis, o terceiro em Balneário Piçarras e o último, em Herval d’Oeste.

Em Lages, o paciente teria contraído a Covid-19 em setembro de 2020 e a reinfecção aconteceu em fevereiro de 2021. Confirmado por laboratório no dia 31 de março, a segunda infecção teria vindo da variante brasileira.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O segundo caso, registrado em Itaiópolis, foi de uma mulher de 37 anos. A primeira infecção, de acordo com a Dive/SC, aconteceu em agosto de 2020 e em 19 de março deste ano ela voltou a sentir sintomas. O caso também foi confirmado por laboratório.

Uma mulher de 21 anos registrou o terceiro caso de reinfecção por coronavírus no Estado. Moradora de Balneário Piçarras, ela teria contraído Covid-19 em setembro de 2020 e testou positivo novamente em abril de 2021. Neste caso, a paciente não teve sintomas.

> Três casos suspeitos de mucormicose, o fungo negro, são investigados em SC

O último caso confirmado foi de um homem, também de 21 anos, que voltou a sentir sintomas da Covid-19 este ano. O seu primeiro teste positivo aconteceu em outubro de 2020 e em março de 2021 ele realizou, pela segunda vez, o teste PCR-RT, que confirmou a reinfecção.

Até o momento, segundo a Dive/SC, 57 casos de reinfecção foram notificados em Santa Catarina. Desses, quatro já estão confirmados, 15 aguardam resultados e 38 foram descartados. Todos os casos são estudados pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) do Rio de Janeiro, que é quem confirma a reinfecção.

O Governador do Estado, Carlos Moisés, chegou a apresentar sintomas de Covid-19 durante esta semana. A reinfecção foi cotigada para Moisés, que contraiu Covid-19 em julho de 2020. O resultado exame, porém, descartou a hipótese de uma nova infecção. 

É considerado reinfecção pela Covid-19, quando dois testes de PCR dão positivo em um intervalo igual ou superior a 90 dias. O Governador aguarda o resultado do teste.

Colunistas