Santa Catarina entrou em alerta de perigo para declínio de temperatura e de perigo potencial para ocorrências relacionadas a vendavais, diz o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet). Os ventos podem chegar até 60 km/h e os termômetros devem diminuir mais de 5°C entre esta segunda (22) e terça-feira (23).
Continua depois da publicidade
Conforme a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o Estado desde sábado (20) continuam ao longo da manhã e tarde desta segunda-feira. O risco é alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, queda de galhos, árvores e destelhamentos.
Durante a noite desta segunda-feira, as chuvas se afastam a partir do avanço de uma massa de ar seco e frio, trazendo queda brusca nas temperaturas. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento podem chegar a 70 km/h e as ondas podem atingir 3 metros.
Veja imagens dos municípios atingidos
Chuvas causam estragos em SC
As fortes chuvas deixaram estragos em 20 cidades de Santa Catarina, informou a Defesa Civil na manhã desta segunda-feira. Na noite deste domingo (21), um temporal com granizo e forte rajada de vento deixou ao menos oito casas destelhadas em Monte Carlo, no Norte catarinense. De acordo com os bombeiros, ninguém ficou ferido.
Continua depois da publicidade
Em Santa Cecília e Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, os ventos causaram queda de árvores na SC-340 e na SC-135, respectivamente, na noite deste domingo. Ninguém se feriu.
Entre sábado e o final da tarde de domingo, ao menos 15 municípios haviam registrado ocorrências relacionadas aos temporais. No total, 136 casas foram afetadas. Ninguém morreu.
Em Barra Bonita, que é o menor município em número de habitantes de Santa Catarina, uma casa chegou a sair do lugar, parando sobre um carro, tamanha a força do vento. A Defesa Civil confirmou que a cidade, assim como em São Miguel do Oeste, teve uma tempestade severa associada a um tornado.
Segundo levantamento da Defesa Civil, os atendimentos no Oeste de Santa Catarina se concentraram em cidades como Entre Rios, Ipuaçu, Bom Jesus, São Lourenço do Oeste, Passos Maia, Marema e São Miguel do Oeste. Apesar dos estragos, não houve registro de feridos, nem a necessidade de abrigos temporários.
Continua depois da publicidade
Veja orientações do Inmet
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia mais
Casa vai parar em cima de carro durante passagem de tornado na menor cidade de SC
Imagens mostram danos após temporal em cidades do Oeste de SC







