O período de colheita do pinhão em Santa Catarina começou na última terça-feira (1º). A safra teve redução de cerca de 35% na produção em relação ao ano anterior, segundo estimativas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), e, por isso, o preço do grão pode aumentar.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo a Epagri, ainda não há explicações certas sobre as causas dessa diminuição da safra. Entretanto, razões envolvendo as mudanças climáticas lideram as suposições.

— Estudos ainda são realizados para tentar responder essa pergunta. É muito difícil dizer qual é o principal motivo dessa queda de produção, já que os períodos e os próprios ciclos de produção das araucárias são muito variáveis. As da safra desse ano, por exemplo, provavelmente começaram a ser produzidas em 2022, já que o pinhão demora cerca de 35 a 36 meses para amadurecer — informou José Márcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages.

Ainda de acordo com a instituição, mesmo estando na mesma plantação e até em casos de enxertia, quando há produção de araucárias com características específicas para estudo, algumas árvores apresentam quantidades diferentes de fruto.

Continua depois da publicidade

— Araucárias criadas em enxertia na Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, já chegaram a se desenvolver de maneiras diferentes, mesmo estando uma do lado da outra — afirmou Lehmann.

Economia e preços

A diminuição atual na quantidade disponível do grão influencia diretamente na economia e nos preços para os consumidores, vendedores e produtores.

Na região serrana, o pinhão é uma importante fonte de renda para os agricultores. Os principais municípios produtores são: Painel, Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Capão Alto e Urubici.

O pinhão só pode ser colhido e comercializado apenas após o dia 1º de abril, segundo a lei 15.457. Agora, os agricultores e proprietários rurais já podem iniciar a colheita, que deve acontecer até agosto.

Continua depois da publicidade

Ainda é cedo para informar o preço médio dos grãos, mas de acordo com Lehmann, os preços tendem a aumentar com a diminuição de produto disponível, seguindo a lei da oferta e procura.

Evento marca início da colheita

No próximo sábado (5), o evento da Colheita do Pinhão, que celebra o início da safra, deve acontecer em Lages, na Praça João Costa, às 10h da manhã.

A programação da festa inclui a tradicional “Sapecada”, em que o pinhão é assado na brasa, além de shows nativistas e uma roda de chimarrão.

Food trucks e cervejarias locais também estarão presentes com pratos e bebidas típicas.

O início da colheita deve movimentar a economia local e aumentar as expectativas para a 35ª Festa Nacional do Pinhão em Lages.

Continua depois da publicidade

Leia mais

O “teto da Serra”, mirante natural com cenários únicos e trilhas de aventura em SC

Festa do Pinhão 2025: Lages anuncia novidades para a 35ª edição