Enfrentar um percurso de 30 quilômetros a nado pode ser uma tarefa inviável para muitas pessoas. A blumenauense Sandra Koch, no entanto, aceitou o desafio e irá participar da prova no Amazonas entre os dias 28 de abril e 3 de maio. A atleta de Ultra Maratonas Aquáticas será a primeira mulher de Santa Catarina a encarar o Rio Negro em um trajeto que dura cerca de oito horas, sem pausas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp

A rota do chamado “Amazon Challenge” começa na cidade de Açutuba e termina na Praia da Ponta Negra, em Manaus. Para vencer o desafio, a blumenauense treina há cerca de quatro meses, nadando seis vezes por semana, de duas a três horas por dia. Ela já ultrapassou a marca de 450 quilômetros só neste período.

Além do preparo físico, Sandra também revela que buscou trabalhar questões psicológicas para enfrentar o desafio e não voltar atrás na decisão.

— Por melhor que seja o preparo físico, é natural sentir cansaço, dores, cãibras e querer desistir. É preciso muito preparo mental para focar no objetivo e completar o trajeto. Nessa experiência, nadando em um rio, também vou encontrar adversidades, como as condições climáticas, densidade e temperatura da água, que fica na média de 31°C — conta a atleta.

Continua depois da publicidade

No dia do desafio, a blumenauense será acompanhada por um barco com fiscal de provas e um salva-vidas.

A Amazon Challenge será a sétima Ultra Maratona da nadadora. Ela já é recordista do desafio Ilha do Arvoredo, em Bombinhas, onde percorreu um trajeto de 25 quilômetros em 2018, além de participar de outras provas com distâncias semelhantes.

Atleta da AABB Blumenau, Sandra parte para Manaus nesta quinta-feira (27), junto com a treinadora Simone Nogara. Antes mesmo de enfrentar a prova no fim de semana ela já faz planos para o ano que vem, quando completar 49 anos: quer se tornar a primeira catarinense a vencer o desafio de 36 quilômetros do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro.

Sandra durante treino da AABB Blumenau (Foto: Divulgação)

*Estagiária sob supervisão de Bianca Bertoli

Continua depois da publicidade

Leia também:

Paratleta de Blumenau registra o terceiro melhor tempo do mundo nos 100m rasos

Prodígio do Xadrez em Blumenau, Nathan Filgueiras se torna Mestre Internacional

Destaques do NSC Total