O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi publicada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro norte-americano.
Continua depois da publicidade
Quem é Viviane de Moraes
Moraes é casado com a, também advogada, Viviane Barci de Moraes. Ela comanda o Barci de Moraes Sociedade de Advogados, um escritório localizado na cidade de São Paulo. Dois dos três filhos, que ela e o magistrado tiveram, aparecem no quadro societário da firma de advocacia. Viviane é formada pela Faculdade de Direito da Universidade Paulista (UNIP).
Em abril de 2025, foi anunciado que o Banco Master contratou o escritório Barci de Moraes. Viviane representa o banco em algumas ações, mas o mesmo não revela quais ou quanto ela recebe. Segundo informações do O Globo, não consta no acervo processual do STF ações do Master em que Viviane seja advogada. Por outro lado, ela atua em pelo menos outros 30 processos públicos no Supremo.
O mesmo escritório atuou na defesa de Moraes e de sua família na investigação sobre o episódio em que o ministro teria sido agredido por brasileiros no aeroporto de Roma, em julho de 2023.
Continua depois da publicidade
Esposa de Alexandre de Moraes foi sancionada por Trump
Com a designação, todos os eventuais bens de Viviane nos EUA estão bloqueados, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ela.
O governo americano já havia feito o mesmo com Alexandre de Moraes em julho. Nem o ministro nem a esposa podem realizar transações com cidadãos e empresas dos EUA (usando cartões de crédito de bandeira americana, por exemplo).
A sanção da esposa de Moraes com a lei Magnitsky compõe uma estratégia de retaliação do governo Trump contra o ministro do STF, o tribunal condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump, a 27 anos de prisão por golpe de Estado em agosto.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Pablo Brito
Já que você está aqui, talvez possa gostar de saber quem são os jornalistas que foram demitidos em 2025 e o que diferencia a detenção de Bolsonaro das demais

