Lisa Cook, afastada do Conselho de Governadores do Federal Reserve (Fed) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi a primeira mulher negra indicada para o cargo. Ela possui uma extensa carreira na área de economia e políticas públicas, e construiu sua trajetória como pesquisadora. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

A chegada de Lisa ao cargo foi um marco de representatividade e também um reconhecimento da carreira sólida na área. Ela foi professora de economia e relações internacionais na Universidade Estadual de Michigan, economista da Universidade de Oxford e doutora pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Na sua pesquisa, ela investigou os impactos da discriminação sobre a economia americana e como as recessões provocam mais danos aos pobres.

Lisa Cook fala cinco idiomas, incluindo o russo, além de ser especialista em desenvolvimento internacional, com atuação na recuperação de Ruanda depois do genocídio de 1994.

— Essa experiência me convenceu da enorme responsabilidade que os economistas têm — disse em um vídeo.

Continua depois da publicidade

Joe Biden a indicou para o cargo, para o qual o mandato segue até 2038. Ela também integrou o Conselho de Assessores Econômicos do presidente Barack Obama e atuou no Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Na época em que foi indicada, críticos mencionaram que esse tipo de nomeação poderia politizar a condução da política econômica do Fed justo em um momento delicado para o país, com a inflação em alta e perda de empregos durante a pandemia de Covid-19.

Ela particiou de decisões sobre a taxa de juros nos Estados Unidos por integrar o Conselho de Governadores. Nos últimos meses, defendeu a manutenção das taxas diante das pressões inflacionárias e da necessidade de estabilidade econômica.

Anúncio de demissão

Donald Trump anunciou, na última segunda-feira (25), a demissão de Lisa Cook, diretora do conselho de governadores do Federal Reserve (Fed, na sigla em inglês), o banco central norte-americano. A medida é vista como uma nova escalada dos ataques do republicano à independência do banco.

Continua depois da publicidade

A demissão foi anunciada nas redes sociais do presidente dos Estados Unidos. Em uma carta direcionada à diretora, Trump citou acusações relacionadas a hipotecas e afirmou não confiar na integridade dela. O republicano afirmou que a medida passa a ter efeito imediato.

“De acordo com minha autoridade sob o Artigo II da Constituição dos Estados Unidos e o Ato do Federal Reserve de 1913, conforme emenda, você está, por meio desta, removida de seu cargo no Conselho de Governadores do Federal Reserve, com efeito imediato”, diz o documento.

O que alegou Trump

No documento, Cook foi acusada de fraude hipotecária por declarar duas residências como principais para obter melhores condições de financiamento. O caso foi encaminhado ao Departamento de Justiça para investigação.

Trump afirma que a lei lhe permite demitir a diretora do Fed por justa causa. Ele diz que “há motivos suficientes” para acreditar que ela “pode ter feito declarações falsas em um ou mais contratos de hipoteca”.

Continua depois da publicidade

Ao citar a denúncia criminal, Trump diz que Cook declarou uma propriedade em Michigan como sua residência principal e “duas semanas depois, assinou outro documento para uma propriedade na Geórgia, afirmando que esta seria sua residência principal pelo próximo ano”.

“À luz de sua conduta enganosa e potencialmente criminosa em um assunto financeiro, eles não podem — e eu não posso — ter tal confiança em sua integridade”, diz o texto.

O que disse Lisa Cook

A diretora do Federal Reserve (Fed) afirmou que Trump não tem poder para demiti-la e garantiu que não pretende renunciar. Em uma declaração divulgada ainda nesta segunda-feira pelo advogado dela, Cook afirmou que “não há motivo legal” para que Trump a demita.

“O presidente Trump alegou ter me demitido ‘por justa causa’ quando não há justa causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo. Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022”, declarou Cook em um comunicado.

Continua depois da publicidade

“Tomaremos todas as medidas necessárias para impedir a tentativa de ação ilegal [de Trump]”, disse o advogado de Cook, Abbe David Lowell.

Veja os produtos mais exportados de SC aos EUA

Leia também

Demitida por Trump, diretora do Banco Central dos EUA se recusa a deixar cargo: “Ilegal”

O motivo que levou Trump a demitir diretora do banco central dos EUA