Sunita Suni Williams e Barry Butch Wilmore devem pousar na costa da Flórida, nos Estados Unidos, às 18h57min (horário de Brasília) desta terça-feira (18), após nove meses “presos” na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Os astronautas deveriam ficar no espaço somente oito dias, mas problemas nos propulsores e vazamentos de hélio na Starliner fizeram o retorno ser adiado. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A dupla foi enviada à ISS no dia 6 de junho de 2024, no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing. Contudo, Sunita e Barry ficaram “presos” devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing. 

Com o retorno adiado indefinidamente, a solução foi embarcar na cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, que desacoplou da ISS na madrugada desta terça-feira (2h05min, no horário de Brasília).

Quem são Sunita e Barry? 

Sunita Suni Williams, de 59 anos, é filha de pai indiano e mãe eslovena. Ela se formou em Ciências Físicas na Academia Naval dos Estados Unidos em 1987 e fez mestrado em Administração de Engenharia, no Instituto Tecnológico da Flórida (EUA). Foi selecionada como astronauta pela Nasa em 1988. 

Continua depois da publicidade

Antes de passar pela atual pela Estação Espacial Internacional, Williams enfrentou duas missões especiais e também trabalhou com a agência espacial russa Roscosmos, em Moscou. Ela é a segunda mulher astronauta com mais tempo acumulado em caminhadas espaciais (50 horas e 40 minutos).

Barry “Butch” Wilmore, de 62 anos, possui licenciatura em Ciências e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica do Tennessee, nos Estados Unidos. Ele foi selecionado pela Nasa como astronauta em julho de 2000 e também atua como capitão da reserva da Marinha.

O astronauta é veterano de dois voos espaciais e acumulou 178 dias no espaço, número que passará a ser muito maior quando for acrescentado o período decorrido durante sua viagem atual.

Veja as fotos

Continua depois da publicidade

Entenda 

A dupla foi enviada à Estação Espacial Internacional (ISS) em 6 de junho de 2024, em uma missão de supostamente oito dias, no primeiro voo tripulado da espaçonave Starliner, da Boeing. De acordo com as autoridades do órgão, a nave Starliner poderia ficar ancorada na ISS por no máximo 45 dias.

Eles deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho, porém, problemas nos propulsores e vazamento de hélio na cápsula impediram com que a dupla voltasse.

*Com informações da Folha de S. Paulo e g1.

Leia mais

Novas imagens de astronautas “presos” no espaço chocam; veja antes e depois

Como a saúde dos astronautas é afetada pelo tempo no espaço