O Partido Liberal (PL) conseguiu 262 assinaturas a favor do projeto da anistia para envolvidos nos ataques antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023. Entre os nomes que apoiam o projeto, pelo menos 14 são de deputados de Santa Catarina, das siglas do PL, MDB, União, Novo, PP e Republicanos. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No total das assinaturas, estão pelo menos 50% dos deputados de partidos que possuem ministérios no Planalto, como o União Brasil, o PP e o PSD. A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, chegou a ameaçar demitir os indicados que apoiaram a proposta.
Três ministérios no governo estão nas mãos de indicados do União. A ministra Hoffmann conversou com nomes importantes do partido e apontou que é contrária a aprovação da proposta. No PP, o senador Ciro Nogueira, presidente do partido, já chegou a defender que a sigla não apoiasse mais o governo e, por isso, é considerada mais a direita. Dos 44 parlamentares do MDB, 20 assinaram a favor do projeto.
Para levar o projeto ao plenário, o partido precisava ter, no mínimo, 257 assinaturas. Ele chegou a ter 264 nomes favoráveis, mas o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, e o deputado Coronel Zucco (PL-RS) tiveram os nomes retirados por serem líderes do partido e da oposição.
Continua depois da publicidade
Veja os deputados de SC que assinaram a favor
Leia também
O que aconteceu em 8 de janeiro de 2023; relembre a participação dos catarinenses
“Fátima de Tubarão” vira ré por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro