Nos últimos dias, o mundo ganhou mais uma princesa. Isto pois a família real da Jordânia revelou, através de sua página no Instagram com mais de 1,5 milhão de seguidores, o nascimento de Iman Bint Hussein, filha de Hussein Bin Abdullah II, príncipe herdeiro do trono do país. Para entender, então, a estrutura familiar desta realeza, trouxemos nesta matéria quem são os integrantes dela e também um pouco da históra da monarquia da Jordânia e sua importância no Oriente Médio.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

História da monarquia da Jordânia 

Segundo o site oficial da monarquia jordaniana, ela foi fundada em 1921 ainda sob o domínio britânico, no tempo dos gashemitas. O rei Abdullah I foi o primeiro mandatário dos chamados hashemitas, linhagem vinda do profeta islâmico Ismail. Posteriormente, o Rei Abdullah I foi o responsável pela independência e criação do reino da Jordânia, em maio de 1946.

Ele mediou e lutou pela independência do país. Depois da morte de Abdullah I, mais três monarcas assumiram o país: o Rei Talal (1951 – 1952), Rei Hussein (1952 – 1999) e Rei Abdullah II (1999 – hoje).

Continua depois da publicidade

Linhagem da família real da Jordânia

Rei Abdullah II 

O reino da Jordânia atualmente é comandado por Abdullah II Bin Al Hussein, filho mais velho do rei anterior Rei Hussein que faleceu no dia 7 de fevereiro de 1999. A saber, ele chegou a estudar na Inglaterra, chegando a fazer até um ano de estudo sobre política internacional na Universidade de Oxford.

Rainha Rania  

Seguindo a família real, temos a matriarca Rainha Rania. Filha de pais palestinos, ela cresceu no Kuwait, estudou administração de empresas no Egito, e conheceu a majestade Abdullah II em uma festa, quando ela tinha 22 anos. Segundo o site oficial da Rainha, ela é reconhecida por combater o estereótipo dos muçulmanos ao redor do mundo.

Continua depois da publicidade

Príncipe Hussein Bin Abdullah 

Sendo o primeiro filho do casal real Abdullah II e Rania, Hussein Bin Abdullah é o herdeiro do trono da Jordânia. Nascido em 1994, ele se casou em 2023 e teve a primeira filha nesse fim de semana, a princesa Iman Bint Hussein.

Iman Bint Abdullah 

A segunda filha do rei Abdullah nasceu em 1997 e foi para os Estados Unidos estudar na Universidade de Georgetown. Por lá conheceu seu marido, o financista Jameel Thermiotis, em março de 2023, sendo a primeira de seus irmãos a se casar.

Princesa Salma Bint Abdullah 

Nascida em 2000, Salma Bint Abdullah é primeira-tenente da Força Aérea da Jordânia. Vale ressaltar que ela foi a primeira mulher piloto de aeronaves em seu país e atualmente está apoiando os hospitais de campanha jordanianos em Gaza. 

Continua depois da publicidade

Príncipe Hashem Bin Abdullah 

Apesar de ser o filho mais novo do Rei Abdullah II, Hashem é o segundo na linha de sucessão do trono já que apenas filhos homens do rei podem assumir. Em 2023, o jovem se formou na King’s Academy e toda a família compareceu. 

Leia mais

Conheça as polêmicas ações proibidas para a família real britânica

Entenda como é a linha de sucessão da Inglaterra

O que é “Folie à deux”, transtorno psiquiátrico raro retratado no novo filme do Coringa

Destaques do NSC Total