A votação para o Prêmio Viva Blumenau 2025 está aberta e o público já pode votar de forma on-line nos projetos e personalidades que participam da edição deste ano. O projeto da NSC busca reconhecer bons exemplos locais e dar visibilidade para moradores e ações que fazem da cidade um lugar cada vez melhor para se viver. A categoria Blumenauense do Ano reconhece quem se destacou na comunidade e, em 2024, a vencedora foi Dona Lurdinha, voluntária do Centro de Estimulação Visual e Apoio Pedagógico (Cevap).

Continua depois da publicidade

Conheça os três candidatos a Blumenauense do Ano

Dr. Mário Celso Schmitt, pediatra

Mário Celso Schmitt (Foto: Divulgação)

O Dr. Mário Celso Schmitt é o atual vice-diretor clínico do HSC e chefe do departamento de pediatria do Hospital Santa Catarina de Blumenau, o qual ele ajudou fundar. Ao menos 50 anos, dos mais de 80 anos de idade dele, foram dedicados ao atendimento infantil. Considerando a quantidade de atendimentos que já fez ao longo da vida, ele brinca que possui mais de “50 mil filhos”. O doutor, inclusive, já trabalhou ao lado de médicos que foram seus pacientes quando ainda eram bebês. Ou seja, ele é o especialista desta área mais antigo de Blumenau.

Justina Inês Mannes, presidente da Ação Social da Catedral São Paulo Apóstolo

Justina Inês Mannes (Foto: Rogério Pires, Divulgação)

Justina Inês Mannes, mais conhecida como Tina, lidera a Ação Social da Catedral São Paulo Apóstolo, que auxilia mais de 200 famílias todo mês. Um dos momentos que mais destaca a dedicação de Tina foi após o incêndio no dia 23 de janeiro, na Rua XV de Novembro, que devastou a construção e os recursos da ação, incluindo cestas básicas prontas para entregar às famílias. Em menos de um mês, ela mobilizou a equipe e conseguiu abrir o atendimento em uma nova sala provisória, localizada no 3º andar do CIEE, cedida pelo presidente do centro de integração.

Martim Grodiski, da Casa Iluminada

Martim Grodiski (Foto: Patrick Rodrigues, Divulgação)

Cerca de 80 mil visitantes passam para visitar a famosa casa iluminada todos os natais, localizada no Morro da Goiaba, no bairro Itoupava Norte, em Blumenau. Há 30 anos, a residência é iluminada como tradição pelo morador e eletricista Martim Grodiski anualmente. O espaço é aberto ao público, que pode apreciar as lâmpadas cuidadosamente instaladas pela própria família, que também arca com os custos de energia elétrica. Em 2023, foram mais de 823 mil lâmpadas acesas de uma vez só.

Como votar no Prêmio Viva Blumenau 2025

São oito categorias no total: Blumenauense do Ano, Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente, Projeto Social e Inovação, além da novidade nesta edição que é a categoria Antonietas, que reconhece mulheres com ações de impacto na cidade. A votação deve ser feita pelo g1 Santa Catarina até o dia 8 de julho.

Continua depois da publicidade

Durante esse período, reportagens especiais sobre as iniciativas e os personagens serão transmitidas durante o Jornal do Almoço. Neste ano, há 24 finalistas nas oito categorias, sendo que os mais votados pelo público serão os vencedores do Prêmio Viva Blumenau 2025.

Confira os premiados do Viva Blumenau 2024

O Movimento Viva Blumenau foi criado pela NSC em 2014. Desde então, sempre esteve conectado com a valorização das iniciativas da cidade. Em 2022, lançou uma nova fase com a primeira edição do Prêmio Viva Blumenau, que, em 2024, contabilizou 44.691 votos do público. O Movimento é integrado com todos os veículos da NSC e está em pauta durante todo o ano, com conteúdos integrados à programação.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Velhos conhecidos de Blumenau vão reforçar equipe do prefeito de Gaspar

Este sapinho só existe em SC, está ameaçado de extinção e agora vai virar símbolo de cidade