A abertura oficial do Recanto do Pinhão foi realizada nesta quarta-feira (22). Localizado no calçadão da Praça João Costa, em Lages, o espaço terá mais de cem atrações locais, com uma programação cultural e gastronômica que seguirá até o dia 9 de junho.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Além de um espaço da cultura serrana, o Recanto do Pinhão Aracy Paim oferece comidas e bebidas típicas, como o entrevero e a paçoca de pinhão, ponche e quentão.

O prefeito Antonio Ceron afirmou que o Recanto do Pinhão é um marco da hospitalidade do povo lageano.

— Hoje começa o nosso maior evento e desejo que o Recanto e a Festa do Pinhão tragam momentos de alegria, entretenimento e sentimento de fraternidade para os lageanos e também aos visitantes — afirmou.

Continua depois da publicidade

A Festa Nacional do Pinhão terá sua abertura oficial nesta sexta-feira (24), no Parque Conta Dinheiro, mas o Recanto já da o tom do evento reunindo visitantes e famílias lageanas que ficam felizes com o início das festividades.

Saiba tudo sobre a Festa Nacional do Pinhão 2024 em Lages

— Sou fã número um do Recanto do Pinhão e não perco um só dia dessa festa maravilhosa. Aqui a gente ouve boa música, come bem e se diverte afirma a aposentada Joliva Rodrigues, 89 anos, que acompanhada da filha, Ivanilde Rodrigues, fez questão de levar sua cadeira de praia, para confortavelmente poder acompanhar todas as atrações da noite.

Um instante marcante da solenidade de abertura do Recanto, foi a presença da rainha Luana de Oliveira Martins e as princesas Anne Caroline Machado e Emilie Caroline Vedana, que revelaram os vestidos da 34ª Festa Nacional do Pinhão. As peças foram confeccionadas pelo La Unica Ateliê, e trazem uma simbologia voltada à acessibilidade e à inclusão. Os trajes são palpáveis e apresentam paisagens típicas da região serrana, com alusão a três canções da Sapecada da Canção Nativa: “Leão do Cajuru”, “Debulhando Pinha” e “Canta Catarina”.

Confira as fotos do evento

Continua depois da publicidade


Enquanto as apresentações culturais aconteciam no palco, os estandes de comidas típicas davam um show de sabor e bem atendimento ao público presente.

— Estamos felizes em poder participar novamente com nosso espaço aqui no Recanto. Já são doze anos, que trazemos o time de voluntários da Associação Bom Samaritano para a festa — conta Mário Cesar Silva, responsável pelo estande da Bom Samaritano. Ele ainda conta que os recursos arrecadados durante o ano passado foram responsáveis por manter a Associação nos últimos meses.

— Esperamos repetir este feito, afinal atendemos cerca de 200 famílias em situação de vulnerabilidade que dependem das nossas ações, seja com cestas básicas, com a nossa horta comunitária ou com a sala de costura. Por isso, continuamos firmes nesse evento que traz alegria para Lages e ainda contribui para que instituições como a nossa possam dar continuidade aos trabalhos de ajuda ao próximo — declarou.

Além da Associação Bom Samaritano, também fazem a gastronomia do Recanto as entidades: Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips), Cáritas Diocesana de Lages, Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas), Associação Serrana de Deficientes Físicos(Asdf), Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla), Lions Clube Copacabana, e Associação Lageana de Assistência ao Menor (Alam).

Continua depois da publicidade

Confira a programação do Recanto do Pinhão na quinta-feira:

  • 13h30: Véio Fandangueiro — Em Especial para a Melhor Idade
  • 15h: Rogério Rodrigues e Grupo
  • 16h: Conjunto Musical O Rei dos Buenachos
  • 17h: Helcion Lima
  • 18h30: Ricardo Bergha
  • 20h: Joca Martins

Leia mais

Estação Inverno 2024 será lançado durante abertura da Festa do Pinhão, em Lages

FOTOS: Vestidos da Realeza da Festa Nacional do Pinhão trazem a história de Lages

Festa Nacional do Pinhão deve movimentar mais de R$ 40 milhões em Lages

Destaques do NSC Total