O pão francês (ou pão de sal, cacetinho ou até pão careca) é um clássico no café da manhã ou da tarde do brasileiro. Fresquinho, ele acompanha o café, o chá ou suco, pode ser recheado apenas com manteiga, ou com os mais variados ingredientes.
Continua depois da publicidade
Além de delicioso, ele é uma excelente fonte rápida de energia. Por ser rico em carboidratos simples, ele ajuda a dar energia e é ideal para começar o dia ou repor as forças depois da atividade física. Além disso, leva pouca gordura, se tornando uma opção mais leve que outros pães.
Apesar de vários benefícios, é importante cuidar: o pão francês é feito de farinha refinada, que tem baixo teor de fibras e proteínas. Por isso, seu consumo excessivo pode levar a picos de açúcar no sangue e ganho de peso.
Uma opção como essa, prática e gostosa, normalmente é encontrada na padaria. Mas o que muita gente não sabe é que o pão francês não é complicado de ser feito, e leva ingredientes que você já deve ter em casa.
A criadora de conteúdo Lizia Maria compartilhou a receita que, segunda ela, foi ensinada direto por um padeiro. O vídeo no YouTube fez sucesso: publicado em 2021, até a publicação dessa reportagem já eram mais de 3,6 milhões de visualizações! Veja abaixo como fazer essa receita:
Continua depois da publicidade
Receita de pão francês
Ingredientes
- 500 gramas de farinha de trigo (cerca de meio pacote de um quilo, ou 4 xícaras e 1/4)
- 10 gramas de sal (aproximadamente duas colheres de chá)
- 5 gramas de açúcar (uma colher de chá)
- 10 gramas de fermento seco (uma colher de sopa, ou um pacotinho cheio)
- 1 colher de margarina
- 300 ml de água (cerca de 1 xícara e 1/4)
Modo de preparo
No vídeo, Lizie compartilha o passo a passo do preparo. Assista e veja:
Leia também
Receita de vó: essa rosquinha doce é econômica e fica deliciosa
Sobremesa fácil: picolé de banana com chocolate da Ana Maria Braga





