
CLIMA ENSOLARADO
Temperaturas passam dos 40ºC. Veja quais foram os maiores números registrados pelos termômetros catarinenses
O calor em Santa Catarina chega antes mesmo do verão. Em novembro já começam a ser registradas altas temperaturas que podem superar os 35ºC e causam recorde de calor em SC. Um estudo da Epagri/Ciram que monitorou o clima durante os meses de verão no Estado apontou as maiores temperaturas registradas até 2021
> Compartilhe esta notícia no WhatsApp
O período mínimo para que esse estudo seja feito é de no mínimo 20 anos. Os estudos climatológicos reúnem os dados de todas as estações de Santa Catarina. As últimas informações divulgadas pelo órgão apontam que em toda a história, a média das temperaturas mais altas foram registradas em Itapiranga, no Extremo Oeste, seguida de Blumenau (31,7ºC), no Médio Vale de Itajaí, e Orleans (31,7ºC), no Litoral Sul.
Em relação à média mensal de temperatura máxima e à quebra de recordes, o mês que tem mais dias de calor é janeiro. Os altos índicas de calor costumam durar por cerca de seis meses no Estado e levam moradores à praias, cachoeiras, campings e parques aquáticos para se refrescar durante este período.
> SC tem previsão de temperaturas de até 37°C
Algumas cidades de Santa Catarina têm histórico de apresentar altas temperaturas. Essa questão se intensifica em estações que costumam ser mais aquecidas, como a primavera e o verão. Confira a lista com as cidades mais quentes e SC.
> 13 praias desertas para conhecer em Santa Catarina
5 melhores praias de SC para ir no verão
Cidades mais chuvosas de Santa Catarina
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história