nsc
hora_de_sc

LUGARES SECRETOS

13 praias desertas para conhecer em Santa Catarina

Conheça algumas praias desertas de Santa Catarina perfeitas para relaxar e curtir a natureza

29/08/2021 - 04h00 - Atualizada em: 04/09/2021 - 08h10

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Praia Secreta em Florianópolis
Praia Secreta em Florianópolis
(Foto: )

As praias estão entre as principais belezas naturais do Brasil. Em Santa Catarina, por exemplo, há várias praias que atraem visitantes de todas as partes do mundo e ainda existem as desertas ou pouco frequentadas, desconhecidas da maioria das pessoas. 

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Esteja você procurando uma praia deserta de águas tranquilas ou com um mar agitado, Santa Catarina provavelmente tem exatamente o que você procura.

Veja as dicas de praias desertas em SC no vídeo:

Praias desertas ou pouco movimentadas de SC

Existem praias no Brasil que os locais não querem que outras pessoas conheçam. Essas praias não estão escondidas, mas são um pouco mais difíceis de encontrar e acessar. 

Na lista a seguir, destacamos algumas praias de SC que estão escondidas ou consideradas desertas. 

1 - Lagoinha do Leste – Santa Catarina

Lagoinha do Leste
Lagoinha do Leste
(Foto: )

A Praia da Lagoinha do Leste é muito isolada e só é acessível por barco de pesca ou por uma caminhada de 1 hora por uma trilha íngreme de 2,2 quilômetros pela floresta tropical a partir da Praia do Pântano do Sul.

A Praia da Lagoinha do Leste é um lago (água doce) e tem em seu entorno uma vegetação densa e dunas de areia branquinha, proporcionando uma vista inesquecível para quem a visita.

> Conheça opções para curtir o verão em Joinville

2 - Ilha do Campeche - Florianópolis

Ilha do Campeche
Ilha do Campeche
(Foto: )

A Ilha do Campeche está aberta à visitação controlada e é uma das principais atrações para ecoturismo e viagens de aventura em Florianópolis.

De fácil acesso a partir de Florianópolis, a ilha tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tem águas claras e calmas, perfeitas para prática de mergulho com snorkel. Além disso, possui algumas trilhas que passam por morros cobertos de Mata Atlântica e sítios arqueológicos para visitação.

A Ilha do Campeche tem boas opções de lazer, como passeios de escuna e barco.

> 5 Rotas para Stand Up Paddle em Santa Catarina

3 - Itapirubá - Laguna

Praia de Itapirubá
Praia de Itapirubá
(Foto: )

A grande atração do local é o esporte aquático.

São duas praias: a Itapirubá Sul, que pertence ao município de Laguna, e a Itapirubá Norte, a Imbituba. Uma tem mar calmo e a outra permite a prática de esportes aquáticos, como surfe, wakeboard, windsurf e kitesurf.

Para quem gosta de fazer caminhadas, pode fazer trilha e conhecer pontos turísticos, como a Pedra do frade e o Farol de Santa Marta.

> Veja as praias próprias para banho em Santa Catarina

4 - Praia da Sepultura – Bombinhas

Praia da Sepultura
Praia da Sepultura
(Foto: )

A Praia da Sepultura é um dos melhores destinos para quem procura praias com pouco movimento em Santa Catarina.

A praia é uma excelente opção para mergulho e esportes náuticos. Com suas águas calmas e límpidas, as piscinas naturais sao um atrativo para pessoas de todas as idades que se divertem praticando mergulho para observar os peixes coloridos que vivem ali.

A praia tem o nome de Sepultura porque, segundo uma lenda local, um escravo morreu após uma briga e foi enterrado no local, no século 19.

Fora da alta temporada, a Praia da Sepultura fica praticamente deserta, tornando-se um destino de muita tranquilidade.

O acesso é através de uma trilha com cerca de 200 metros, que termina na praia. Outra maneira de chegar é a partir da Praia de Bombinhas, passando a pé pelo passadiço que atravessa a Prainha e as praias da Lagoinha e do Embrulho.

> Cuidados com a pele e a alimentação fazem parte de um verão saudável

5 - Praia da Daniela - Florianópolis

Praia da Daniela
Praia da Daniela
(Foto: )

A Praia da Daniela é o escape ideal para quem deseja se desligar do mundo. Tem apenas 3 km de extensão e pouca estrutura, mas sua areia branquinha e o mar de águas calmas fazem o passeio valer a pena.

> 4 praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

6 - Praia do Buraco Quadrado - Bombinhas

Praia do Buraco Quadrado
Praia do Buraco Quadrado
(Foto: )

Devido ao pouco movimento, a Praia do Buraco Quadrado – apenas um buraco de mar localizado entre as rochas do costão esquerdo da Praia da Tainha - é uma praia quase particular localizada entre as , porque sempre está praticamente vazia.

É uma das menores praias da cidade, com somente 26 metros de extensão e seu acesso só pode ser feito por barco.

> Rios de Joinville são alternativa para se refrescar sem enfrentar congestionamentos

7 – Praia de Naufragados - Florianópolis

Praia de Naufragados
Praia de Naufragados
(Foto: )

Localizada mais ao sul na Ilha de Santa Catarina, a Praia de Naufragados é um destino para descansar e se aventurar longe do barulho da cidade e da poluição. Além disso, possui ruínas de edificações dos séculos passados para os visitantes viajarem em seus mistérios históricos.

Com sua paisagem natural intocada, essa praia vai agradar as pessoas que têm espírito aventureiro. O acesso é feito apenas por barco ou trilha.

8 – Praia Secreta – Florianópolis

Praia Secreta
Praia Secreta
(Foto: )

Chamada também de Praia Escondida ou Secret Point, a Praia Secreta nem mesmo aparece nos mapas de Floripa.

Um dos destinos preferidos dos surfistas da região, o local tem acesso restrito por dois caminhos: um que parte da Estrada Geral da Joaquina, que é o mais fácil; e outro saindo da Praia do Gravatá. Ao ir pelo caminho mais fácil, é preciso ficar atento, porque essa trilha tem vários outros caminhos de pescadores. Quem segue na direção errada, chega a outros locais.

Apesar de ser possível ouvir o barulho do mar enquanto está descendo o morro, a praia só pode ser vista quase no fim da caminhada.

É preciso bastante cuidado ao entrar na água, porque a praia tem fundo de pedra e cracas bem afiadas.

> Quais as melhores praias de Florianópolis dependendo da direção do vento?

9 - Praia do Saquinho – Florianópolis

Praia do Saquinho
Praia do Saquinho
(Foto: )

Apesar de ser conhecida, a Praia do Saquinho ainda mantém suas características de local deserto, sendo acessível apenas por uma trilha que tem início no canto sul da Praia da Solidão.

A primeira parte da trilha, durante o percurso ao longo da encosta do Morro do Trombudo, proporciona uma vista panorâmica de toda a orla da região, especialmente para as praias do Pântano Sul, da Solidão e Açores.

Ao chegar ao topo do morro, a trilha segue mata adentro, coberta pela vegetação. No trajeto, dá para beber água fresca em vários riachos.

Com pouco mais de 50 metros de faixa de areia, a praia é quase intocada e tem uma beleza que encanta quem gosta de natureza, privacidade e aventura. Além disso, tem lugares recobertos de pedras, amendoeiras e outras árvores.

Está localizada em uma região de águas bem frias que adquirem um tom azul turquesa em dias de sol e céu azul, com ondas suaves. Tem um fundo de areia com um suave declive, sem repuxo ou correnteza.

Na Praia do Saquinho, os visitantes podem observar muitos animais, inclusive espécies silvestres, e beber água potável nos rios que nascem na encosta e desembocam no mar.

10 – Praia do Gravatá - Florianópolis

Praia do Gravatá
Praia do Gravatá
(Foto: )

A praia está localizada entre as praias Mole e Joaquina e é desconhecida até mesmo de muitos moradores de Florianópolis e região.

A Praia do Gravatá é pequena, tem areia alva e macia e suas águas são frias e cristalinas. Dependendo da direção das ondulações, a praia pode ficar de duas formas: virar uma grande piscina azul sem ondas ou ficar com ondas agitadas.

> Entenda como funciona um eclipse lunar

11 - Praia da Tainha – Bombinhas

Praia da Tainha
Praia da Tainha
(Foto: )

Existe uma trilha na Lagoinha do Leste que leva a duas praias paradisíacas e exclusivas chamadas pelos moradores locais de Praia da Tainha.

A praia é mais frequentada por moradores e pescadores da região, principalmente durante a safra da tainha (espécie de peixe responsável peno nome da praia).

Para chegar até o local, é preciso passar pelas pedras no canto direito da Praia da Lagoinha. Durante o percurso que dura menos de 10 minutos, os visitantes passam por muros de residências entre os costões.

> Saiba como plantar e cultivar as flores da primavera

12 - Praia de Taquarinhas - Balneário Camboriú

Praia de Taquarinhas
Praia de Taquarinhas
(Foto: )

Entre as praias desertas de SC, está a Praia de Taquarinhas, uma das mais sossegadas do estado.

Com 600 metros de extensão, a Praia de Taquarinhas é conhecida por seu ambiente tranquilo e visual bucólico.

Durante todo o ano, a praia fica praticamente deserta, recebendo poucos visitantes e sendo frequentada somente por pescadores e moradores da região.

A Praia de Taquarinhas tem águas cristalinas e é cercada por grandes rochas que deixam o local ainda mais bonito. Apesar de ter ondas bem agitadas, é um ótimo local para relaxar em contato com a natureza.

13 - Praia do Cação - Bombinhas

Praia do Cação
Praia do Cação
(Foto: )

A Mata Atlântica cerca a Praia do Cação, que conta com apenas 64 metros de extensão. Com águas calmas e cristalinas, a praia é ideal para relaxar e escapar da agitação das cidades. 

Para chegar à praia, é preciso ir de barco - os pescadores da região fazem a travessia - ou seguir a trilha que se inicia na Praia da Tainha. 

Veja como eram as praias de Santa Catarina

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas