nsc
    an

    Vidas perdidas

    Região Nordeste de SC ultrapassa mil mortes por Covid-19, aponta Amunesc

    Somente nos primeiros 70 dias do ano a região registrou 359 óbitos. Na mesma data em 2020, a OMS declarava a existência de uma pandemia

    12/03/2021 - 05h00

    Compartilhe

    Patrícia
    Por Patrícia Della Justina
    pandemia
    Segundo levantamento da Amunesc, foram 1.002 mortes desde o inicio da pandemia
    (Foto: )

    A região Nordeste de Santa Catarina atingiu, na última quinta-feira (11), 1.002 mortes de pessoas que contraíram a Covid-19 desde o início da pandemia. Apenas nos primeiros dois meses e meio de 2021, que correspondem a 70 dias, foram 359 vidas perdidas nos nove municípios.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    A informação foi divulgada pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Fazem parte da Amunesc as seguintes cidades: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. 

    Os dados são fornecidos pelas secretarias municipais à Amunesc. No entanto, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde o número é um pouco maior: 1.032. Os números de casos confirmados podem ser diferentes dos divulgados diariamente pelo município por um atraso na entrada dos dados no sistema estadual.

    > Mapa interativo: acompanhe o avanço da Covid-19 em Santa Catarina

    Segundo o Estado, Joinville é a cidade com mais mortes em SC, com 782. Na região Nordeste, São Francisco do Sul é a segunda com mais óbitos (72). Na sequência aparecem São Bento do Sul (46), Araquari (33), Itapoá (32), Campo Alegre (22), Garuva (19), Balneário Barra do Sul (18) e Rio Negrinho (8).

    O presidente da Associação e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David, lamenta o número. - - Neste mesmo 11 de março do ano passado jamais imaginaríamos as proporções que a pandemia poderia tomar e os diversos impactos em nossos municípios. É muito triste chegarmos hoje contabilizando mais de mil vidas perdidas para este vírus. Nos solidarizamos com os familiares e amigos que convivem hoje com a saudade de quem se foi - acrescenta.

    > Hospital Regional de Joinville abre 33 novos leitos de enfermaria para Covid-19

    Um ano antes, OMS declarava existência da pandemia

    No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a existência de uma pandemia, ou seja, a epidemia do novo coronavírus já tinha se tornado global. No dia seguinte, Santa Catarina registrava a confirmação do primeiro caso da doença no estado. A data também serve como alerta.

     ​> Joinville tem maior número de internados por Covid-19 desde início da pandemia

    - Nós convivemos com este vírus há um ano e precisamos entender que esta é uma realidade que faz parte das nossas vidas. Não há um tratamento comprovadamente eficaz para minimizar os efeitos do vírus e não se pode fechar comércio e serviços por períodos prolongados de tempo. Enquanto sociedade, precisamos continuamente seguir com as medidas de prevenção. É um pedido que faço a cada cidadão da região da Amunesc. Vamos seguir usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento - afirmou o presidente.

    Rodrigo também é médico e acredita na vacina como forma eficiente de combate à pandemia. 

    > “Monitor da Vacina” da NSC acompanha dados sobre a imunização no país

    - Somente imunizando a população é que vamos garantir alguma normalidade, e por isso reafirmo o compromisso dos prefeitos aqui da região. Estamos cobrando o governo federal para aquisição das vacinas e nos posicionando como interessados pela compra dos imunizantes caso o Plano Nacional de Imunização não seja cumprido - disse.

    O presidente faz ainda um apelo:

     - Contamos com a colaboração de todos. Estamos vivendo o pior período da pandemia. Se puderem, evitem sair de casa e priorizem o home office. Usem máscara sempre que estiverem em companhia de outras pessoas. Vamos fazer a nossa parte para reduzir a transmissão do vírus - destacou.

    Colunistas