nsc
hora_de_sc

Polêmica

Regina Duarte critica Dia da Consciência Negra e chama isolamento social de "maligno"

A atriz foi criticada na internet ao sugerir a criação de "Dia da Consciência Branca"

22/11/2021 - 08h00 - Atualizada em: 22/11/2021 - 14h47

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Regina Duarte
Regina Duarte recebeu diversas críticas na internet, e também curtidas de apoiadores
(Foto: )

Neste domingo (21), um dia depois da comemoração do Dia da Consciência Negra, a atriz Regina Duarte fez um post no Instagram questionando a data: "Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda...?", escreveu.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

"Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?", prosseguiu. "Quando vamos parar de olhar pra trás e enfrentar o hoje e nos olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos... HUMANOS? Simplesmente IRMÃOS?"

A publicação de Regina Duarte foi acompanhada de um antigo vídeo viral de uma entrevista do ator Morgan Freeman, em que ele afirma que a melhor maneira de combater o racismo é não falar dele. Freeman, porém, já disse publicamente que se arrependeu dessa declaração; tendo inclusive aderido ao movimento Black Lives Matter.

> Como Marília Mendonça e outros ídolos encorajam o rompimento de barreiras sociais

Na véspera, no sábado, dia 20, Regina Duarte já havia feito outra publicação polêmica; essa criticando o isolamento social necessário para impedir a disseminação do coronavírus. A atriz chamou o isolamento social de "'fique em casa' maligno"; acusando a medida de ter prejudicado a economia e também a saúde da população, supostamente por ter privado as pessoas de tomar sol. "Te proibiram de viver! E agora querem festejar o Carnaval?", diz o texto publicado por Regina - que, paradoxalmente, parece criticar também a possível reabertura prevista para 2022.

A atriz recebeu diversas críticas na internet, e também curtidas de apoiadores. Veja os posts abaixo:

Leia também:

> Quem saiu da Globo em 2020 e 2021; relembre famosos que deixaram a empresa

> Luciano Huck se desculpa por comentar peso de Marília Mendonça

> Bruna Marquezine quase foi Supergirl no filme The Flash

Colunistas