TV
Diversos atores, apresentadores e jornalistas encerraram seus contratos exclusivos com a emissora nos últimos dois anos
Angélica, Faustão, Grazi Massafera, Letícia Spiller, Lázaro Ramos: diversas celebridades, entre atores, apresentadores e jornalistas, encerraram seus contratos com a Globo em 2020 ou 2021. Uma das mais comentadas, a saída de Fausto Silva, por exemplo, provocou uma verdadeira "dança das cadeiras" entre os apresentadores da emissora; com a entrada de Marcos Mion e mudanças nas agendas de Luciano Huck e Tiago Leifert. Mas não demorou muito para que Leifert também anunciasse sua saída.
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
Confira abaixo uma lista com diversos artistas que saíram da Globo neste ano e no ano passado. É bom lembrar que a saída não significa que estes nomes nunca mais vão trabalhar com a emissora: o que acontece é que, com o rompimento do contrato, o artista passa a receber por obra realizada; e pode, paralelamente, se dedicar a serviços junto a outras emissoras, produtoras e plataformas de streaming.
> Famosos que morreram em 2021
A apresentadora deixou a emissora em junho, quando anunciou um programa sobre astrologia na plataforma HBO Max: o nome da novidade será Jornada Astral, e vai reunir signos e entrevistas.
O ator estreou na Globo ainda em 1976, na novela Saramandaia, vindo da Rede Tupi. Seu trabalho mais recente na emissora, Bom Sucesso, é de 2019. Antônio Fagundes também passa a trabalhar com a Globo por contrato a cada obra realizada.
Bruna Marquezine tinha contrato fixo com a Globo desde 2003, quando viveu a pequena Salete em Mulheres Apaixonadas. Ela decidiu romper com a emissora para experimentar formatos diferentes das novelas e ter mais liberdade criativa na carreira.
> Morte de MC Kevin não foi provocada por crime, diz Polícia do Rio ao concluir investigação
Depois de 25 anos na Globo, Camila Pitanga assinou com a HBO Max por um período inicial de três anos. Além de trabalhar como atriz, ela também será produtora executiva em novos projetos na plataforma de streaming.
Camila Queiroz está na segunda temporada de Verdades Secretas, da Globoplay, mas não tem mais vínculo exclusivo com a Globo. A atriz comanda a versão brasileira do reality Casamento às Cegas, da Netflix, ao lado de Klebber Toledo.
O apresentador estava há nada menos que 32 anos no ar nas tardes de domingo da Globo, mas fechou contrato com a Band. Reformulado, o Domingão passou a ser apresentado por Luciano Huck.
Com planos de se mudar e trabalhar nos Estados Unidos, o ator também rompeu com a Globo.
> Bruna Marquezine quase foi Supergirl no filme The Flash
"Hoje finalmente encerro um ciclo de exclusividade na Globo", publicou Grazi Massafera, ao anunciar sua saída da Globo, depois de 16 anos de casa. "Saio cheia de gratidão e sabendo que a Globo pode não ser mais meu endereço, mas pode ser razão de visita."
A atriz fez uma publicação de despedida no Instagram: "Realizei muito sonhos na Globo e estou saindo pra realizar mais um: ser dona da minha história. Sei que tenho caminho livre e aberto pra voltar e me emociono só de pensar que passei mais da metade da minha carreira numa empresa tão bacana. Obrigada a toda direção que foi tão amorosa e compreensiva com essa decisão." Ingrid Guimarães passa a trabalhar com a Amazon Prime Video.
Ao lado de Camila Queiroz, Klebber Toledo apresenta o Casamento às Cegas, da Netflix. Ele também estará na série Maldivas, também da Netflix, que conta ainda com Bruna Marquezine no elenco.
> Maiara & Maraisa voltam aos palcos e fazem shows por quatro cidades de SC em novembro
Lázaro Ramos trabalhou na Globo por 17 anos, e anunciou sua saída da emissora com um vídeo nas redes sociais: "a Globo me proporcionou ir muito além daquilo que sonhei", afirmou na gravação.
Leticia Sabatella fez o anúncio de sua saída da Globo em dezembro, compartilhando um vídeo editado por um fã clube, que compilava seus principais papéis na teledramaturgia. A atriz participou de novelas como O Clone, Caminho das Índias, Sangue Bom, Tempo de Amar e Nos Tempos do Imperador.
Letícia Spiller começou na Globo no final dos anos 1980, como paquita do Xou da Xuxa. Ela permaneceu na Globo por 29 anos; e seu trabalho mais recente na emissora foi a novela O Sétimo Guardião, de 2018. "Nossa parceria segue, mas agora em um novo formato", afirmou a atriz em abril. "Tenho certeza de que ainda teremos muitos capítulos pela frente. Amo o que eu faço e ainda terei muitas histórias para dividir com o público."
O contrato fixo de Nathalia Dill com a Globo termina no final de 2021 - a partir daí, a atriz passa a receber por obra, como diversos outros artistas.
> Modelo Ana Paula Siebert é criticada por dizer que a filha dorme com a babá
O último papel de Paulinho Vilhena em novelas da Globo foi em O Sétimo Guardião, de 2018. O ator trabalhou exclusivamente com a emissora por 23 anos. "Grato pelo aprendizado e pelas histórias que contamos juntos, alegrando e emocionando os telespectadores", disse Vilhena, no vídeo que publicou ao anunciar a saída. "Nossa história foi intensa e muito bem vivida. Nos vemos qualquer hora."
Reynaldo Gianecchini, que foi lançado ao sucesso em Laços de Família, de 2000, encerrou um vínculo de mais de duas décadas com a Globo.
Depois de apresentar o Domingão no intervalo entre a saída de Faustão e a chegada de Luciano Huck, Tiago Leifert anunciou sua saída da Globo - ele chegou a apresentar o início da nova temporada do The Voice Brasil, sendo em seguida substituído por André Marques. Tadeu Schmidt foi o escolhido para assumir o Big Brother Brasil no lugar de Leifert.
O jornalista Tino Marcos trabalhou na TV Globo por nada menos que 34 anos. Ele anunciou sua saída da emissora em fevereiro, dizendo que já estava há tempos se preparando para a despedida.
> Marília Mendonça: as principais músicas da Rainha da Sofrência
A ex-modelo e Miss Brasil Vera Fischer tinha contrato com a Globo desde Espelho Mágico, de 1977. Seu mais recente papel na emissora foi em Espelho da Vida, de 2018. Sua saída da Globo foi anunciada ainda no ano passado.
> Maria Lina diz que foi Whindersson quem quis terminar; e humorista rebate críticas
> Escritor Marcelo Labes, de Blumenau, vence prêmio nacional de literatura