Julho de 2024. Um telescópio instalado no Chile detecta um asteroide com risco de colisão com a Terra. Desde então, astrônomos do mundo inteiro e entidades como a NASA monitoram e estudam o 2024 YR4, nome dado ao astro que tem uma pequena probabilidade de atingir o nosso planeta no dia 22 de dezembro de 2032.
Continua depois da publicidade
A descoberta de um asteroide que pode se chocar com a Terra assusta. Mas a NASA e outros observatórios ressaltam que não há motivo para desespero quando se fala do 2024 YR4, pois as chances de impacto são consideradas muito improváveis – menos de 0,3%.
Mas objetos espaciais “invadindo” o nosso planeta está longe de ser uma raridade. Estudos apontam que cerca de 17 mil meteoritos entram todos os anos na atmosfera terrestre. Mas quase a totalidade deles se desintegra antes de chegar ao solo.
A Terra, porém, já foi atingida por grandes asteroides e outros corpos espaciais ao longo da história. Esses impactos causaram mudanças significativas no planeta por diferentes razões. Vamos relembrar alguns desses casos.
Continua depois da publicidade
A extinção dos dinossauros
Sem dúvidas, o caso mais famoso é o do Asteroide de Chicxulub, que atingiu a Terra há aproximadamente 66 milhões de anos e causou a extinção de diversos seres vivos, entre eles os dinossauros.
Estima-se que o corpo rochoso tinha entre 9,7 e 15 km de diâmetro. O asteroide caiu na Península de Yucatán, no México, e gerou efeitos catastróficos a níveis globais, como o evento chamado de “inverno do impacto”, lançando poeira, rochas e outros detritos na atmosfera, bloqueando o sol e causando uma extinção em massa.
O Asteroide de Chicxulub é até hoje um dos maiores corpos espaciais a atingir a Terra que se tem conhecimento, bem como as consequências do impacto são as mais graves já registradas.
Cratera de Vredefort
Declarada como Patrimônio Protegido da Humanidade pena UNESCO, essa região na África do Sul abriga a maior cratera do nosso planeta. E foi causada pelo impacto de um grande asteroide há cerca de 2 bilhões de anos. Estima-se que a rocha espacial tinha até 25 quilômetros de diâmetro.
Continua depois da publicidade
O impacto aconteceu em uma época em que a Terra ainda era um planeta primitivo, basicamente formada por lava e alguns metais. O asteroide atingiu a Terra com tanta força que, se acontecesse hoje, provavelmente causaria a extinção de toda a vida em nosso planeta.
Os cientistas acreditam que o asteroide que atingiu a região de Vredefort é o maior a já ter caído no Planeta Terra.
A bola de fogo no céu da Rússia
Em 2013, uma bola de fogo de grandes dimensões foi vista cruzando o céu em diversas regiões da Rússia. Era o meteorito de Chelyabinsk, que, ao cair na Terra, gerou grandes danos e deixou quase mil pessoas feridas.
Cientistas estimam que a rocha pesava cerca de dez toneladas quando entrou na atmosfera terrestre. Parte do asteroide se desintegrou, e o que sobrou atingiu um lago na pequena cidade de Chebarkul. As ondas do choque e a explosão causaram destruição em uma área de aproximadamente 100 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade
Esse é o evento de grande impacto mais recente que se tem registros. Alguns fragmentos do asteroide estão expostos em observatórios, universidades e museus da região.
A destruição de uma floresta na Sibéria
Uma inesperada explosão de grandes proporções destruiu mais de 80 milhões de árvores próximo ao Rio Tunguska, na Sibéria, no ano de 1908. Após alguns estudos, constatou-se que se tratava da queda de um asteroide com cerca de 20 metros de diâmetro e pesando aproximadamente 11 mil toneladas.
Além de destruir a vegetação, a queda do asteroide também causou a morte de rebanhos de animais. Não há relatos de vítimas humanas, mas o impacto devastou uma área aproximada de 2 mil quilômetros quadrados.
A queda desse asteroide teve a força de 185 bombas atômicas como as lançadas em Hiroshima, na Segunda Guerra Mundial, e é até hoje o maior impacto já testemunhado pela humanidade. O episódio ficou conhecido como “O evento de Tunguska”.
Continua depois da publicidade
 
				 
                            
                            


