nsc
dc

Imprensa

Reportagem da NSC é reconhecida em prêmio internacional de jornalismo

Crianças de SC trocaram cartas com meninos e meninas de campos de refugiados do Líbano e Faixa de Gaza

04/11/2021 - 10h30 - Atualizada em: 04/11/2021 - 13h41

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Reportagem foi publicada em outubro do ano passado
Reportagem foi publicada em outubro do ano passado
(Foto: )

A reportagem "Cartas na Pandemia", publicada no site da NSC em outubro do ano passado, é um dos trabalhos selecionados no Prêmio Gabriel García Marquez, um dos mais concorridos do jornalismo. O trabalho multimídia mostra a troca de cartinhas entre crianças catarinenses com meninas e meninos que vivem em campos de refugiados do Líbano e da Faixa de Gaza.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A repórter Ângela Bastos conta que teve a ideia da pauta a partir do momento que percebeu como o isolamento social estava impactando a vida das crianças.

- Se para as nossas crianças estava sendo difícil, imaginei como seria para aquelas que dependem de ajuda humanitária e que, pela pandemia, estavam ainda mais isoladas.

Mas a ideia foi além:

- Achei que seria uma oportunidade de provocar um sentimento de empatia pela causa dos refugiados em nossas crianças, em mostrar a elas como é a vida de quem vive uma realidade diferente sem escola, sem internet, muitas vezes longe dos pais. No final percebemos que, apesar de situações diferentes, as mensagens trocavam sonhos - diz Ângela.

A edição digital foi de Ingrid Santos. Em 2020, a reportagem "Cartas na Pandemia" foi reconhecida na premiação do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

- Em plena pandemia, produzimos este material maravilhoso, liderado pela Ângela Bastos. Um material bonito e muito sensível, mais uma demonstração do jornalismo que fazemos em nossas plataformas: profissional, criativo, humanista - disse César Seabra, diretor de Jornalismo da NSC.

Além de Ângela Bastos e Ingrid Santos, também fazem parte do time que executou a reportagem Ângela Prestes, João Scheller, Ben Ami Scopinho e Maiara Santos. 

Veja o link.

Leia também

Conheça serviços de apoio a imigrantes e refugiados na Grande Florianópolis

Como funciona a contratação de imigrantes no Brasil

Câmara de Joinville recebe projeto sobre integração de imigrantes

Colunistas