A resposta do Irã à proposta dos Estados Unidos para colocar um ponto final na guerra no Oriente Médio enfureceu o presidente americano Donald Trump. Em uma rede social, Trump deixou claro, neste domingo (10), que não gostou da resposta e a considerada “inaceitável”. Com informações do g1.

Continua depois da publicidade

“Acabei de ler a resposta dos chamados ‘Representantes’ do Irã. Não gostei, totalmente inaceitável“, escreveu Trump.

Veja fotos do conflito no Oriente Médio

O que o Irã respondeu?

O Irã respondeu aos Estados Unidos com um documento entregue ao Paquistão, que está mediando as negociações. Nele, o país iraniano destacou a necessidade de encerrar a guerra e pediu garantias contra um novo ataque, conforme informou a agência semioficial iraniana Tasnim.

Na proposta, o Irã afirma que é necessário suspender por 30 dias as sanções do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos EUA sobre as vendas de petróleo iraniano. Além disso, o Irã pede para que o bloqueio naval contra o Irã seja encerrado. O país quer, também, que os Estados Unidos compense financeiramente pelos danos causados pela guerra.

Sobre questões nucleares, o Irã disse que pode diluir parte de seu urânio enriquecido e transferir o restante para um terceiro país, segundo fontes do jornal “The Wall Street Journal“. O Irã pede garantias de que o urânio transferido seria devolvido ao país se as negociações fracassassem ou se os Estados Unidos abandonassem o acordo.

Continua depois da publicidade

A suspensão do enriquecimento de urânio também poderá ser analisada, segundo a proposta, mas por menos de 20 anos, como propõe os Estados Unidos.

Apesar de cessar-fogo, tensão continua

Há um mês, foi firmado um cessar-fogo entre Estados Unidos, Israel e Irã, mas drones foram detectados neste domingo sobre países do Golfo Pérsico. No Estreito de Ormuz, uma embarcação do Catar transportando gás natural liquefeito cruzou o local pela primeira fez desde o início da guerra, segundo dados da empresa de análise marítima Kpler.

Ataques com drones também foram registrados em diferentes áreas do Golfo, com um deles acertando um navio cargueiro que seguia para o Catar. Nas redes sociais, o porta-voz da Comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano, Ebrahim Rezaei, advertiu os Estados Unidos contra ataque sa embarcações do Irã no Golfo.

“Nossa moderação terminou a partir de hoje. Qualquer ataque contra nossas embarcações desencadeará uma resposta iraniana forte e decisiva contra navios e bases americanas”, escreveu.

Continua depois da publicidade