Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (16). O exame foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro de 2025, em todo o território nacional, com exceção de algumas cidades do Pará devido à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30).

Continua depois da publicidade

Para conferir as notas individuais, os candidatos devem acessar a Página do Participante. No site, é possível ver a nota da redação e a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas. Os únicos que não conseguirão conferir o resultado nesta sexta-feira são os chamados treineiros, que ainda não concluíram o ensino médio, já que as notas individuais serão divulgadas somente em março.

Como é calculada a nota do Enem

Onde posso usar a nota do Enem?

Os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados para entrar em universidades em todo o Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Prouni e do Fies. Para além das instituições de ensino públicas, os estudantes também podem aplicar as notas em unidades privadas que também utilizam o Enem na seleção.

Quando começa o Sisu?

A inscrição para o Sisu iniciam no dia 19 e seguem até o dia 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, em até duas opções de curso. São mais de 274 mil vagas ofertadas em 7.388 cursos de 136 instituições.

Continua depois da publicidade

A partir deste ano, o Sisu passa a considerar o resultado das três última edições do Enem: 2023, 2024 e 2025. A seleção será feita com base na nota da edição do Enem que resulte na melhor média ponderada, conforme a opção de curso, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido treineiro.

Quando começa o Prouni?

Já as inscrições para o Prouni iniciam no dia 26 e vão até o dia 29 de janeiro, também exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A consulta às bolsas estará disponível já no dia 19 de janeiro, na página do Prouni.