O Retiro dos Artistas é bem conhecido para quem acompanha as notícias das celebridades. Localizado no Rio de Janeiro, a instituição sempre é motivo de curiosidade ou dúvidas sobre como surgiu, quem pode tentar vaga por lá e como funciona e como vivem os moradores.
Continua depois da publicidade
Recentemente, o Retiro voltou a ser comentado pelas falas de Marcos Oliveira, que viveu o Beiçola em A Grande Família. O ator fez alguns comentários sobre a privacidade no lugar.
Como é o Retiro dos Artistas, para celebridades em situação de vulnerabilidade
A instituição foi fundada em 1918 como Casa dos Artistas. A iniciativa partiu de grandes nomes do teatro e da cultura da época, que percebiam a precariedade em que muitos colegas terminavam suas carreiras, muitas vezes sem aposentadoria ou apoio familiar.
O objetivo inicial era criar uma rede de proteção e assistência mútua. Ao longo das décadas, o espaço evoluiu de uma simples casa de apoio para uma estrutura complexa de residências e cuidados médicos, mantida majoritariamente por doações e parcerias.
Continua depois da publicidade
Localizado em Jacarepaguá, no Rio, o Retiro dos Artistas ocupa 15 mil metros quadrados de área com refeitório, teatro, cinema, biblioteca, piscina e salão de beleza, entre outros equipamentos.
Diferente do que muitos pensam, o Retiro não é aberto a qualquer pessoa que tenha trabalhado na TV. Existem critérios rigorosos para a admissão, avaliados por uma assistência social. A maioria dos residentes chega por indicação de amigos ou familiares, mas o Retiro também busca ativamente quem precisa.
Para poder tentar uma vaga no espaço o candidato deve ter tido uma carreira comprovada na área artística (atores, diretores, técnicos, maquiadores, cenógrafos, etc.).
Continua depois da publicidade
As vagas geralmente são voltados para idosos em situação de vulnerabilidade social, solidão ou que não possuam recursos financeiros para se manter de forma independente.
O Retiro aceita tanto artistas que ainda são independentes quanto aqueles que necessitam de cuidados constantes, desde que haja vaga nos setores específicos de enfermagem.
Em 2024, a Netflix passou a recrutar moradores do Retiro para trabalhos de dublagem. A aposta veio para suprir a demanda por vozes para personagens idosos em filmes e séries.
Continua depois da publicidade
O projeto começou de forma discreta, num estúdio na Barra da Tijuca. Após resultados positivos, a empresa instalou uma estrutura fixa dentro do próprio Retiro.
Veja mais fotos de como é o Retiro dos Artistas
*Sob supervisão de Pablo Brito


















