A retomada das aulas presenciais nas escolas de Santa Catarina a partir de agosto pode ser feita de maneira escalonada. A secretaria de Estado da Educação planeja uma volta gradual, dividindo os estudantes em grupos. A informação foi confirmada pelo secretário Natalino Uggioni em entrevista à CBN Diário.

Continua depois da publicidade

— É muito provável que a organização da retomada vá considerar um período híbrido de atividades. Isso significa uma retomada com os alunos que tiveram mais dificuldades de acompanhar os conteúdos neste período. Um início com estes, até chegarem no mesmo patamar, e mais adiante a retomada da plenitude dos estudantes — afirma Uggioni.

Ouça a entrevista com o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni:

Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado, a secretaria de Saúde permitiu a retomada das aulas presenciais para o ensino superior. No caso das escolas, nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio e educação de jovens e adultos (EJA), as aulas estão suspensas até o dia 2 de agosto. Os protocolos para a retomada seguem em discussão com a secretaria de Educação.

— Nós apresentaremos em reunião todos os protocolos, com a soma das ideias e sugestões de cada entidade. Faremos possíveis ajustes e estamos trabalhando para ter o máximo de segurança visando tomar a decisão mais acertada para o estado de Santa Catarina. Nós primamos pela saúde de nossos estudantes e professores e também temos preocupação com as questões pedagógicas. Essa informação será feita com antecedência para que todos possam se organizar e para que as escolas estejam prontas — projeta o secretário.

Continua depois da publicidade

As aulas presenciais estão suspensas em Santa Catarina há mais de três meses por conta da pandemia de coronavírus. Um comitê foi criado pela secretaria de Estado da Educação envolvendo diversas instituições para elaborar em conjunto os critérios visando a retomada. As reuniões ocorrem desde o dia 19 de junho.