O Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis), projeto de mobilidade intermunicipal, foi pauta em Balneário Camboriú. Durante reunião entre a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da cidade e técnicos da Unidade de Controle do Projeto (UCP), autoridades discutiram sobre as obras estratégicas de mobilidade urbana consideradas prioritárias para o município, nessa terça-feira (20).

Durante o encontro, foram discutidas intervenções como ligações viárias, pontes, viadutos e vias de integração entre bairros, com foco na melhoria da fluidez do trânsito e no fortalecimento da conexão regional. Participaram da reunião o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, técnicos ambientalistas, engenheiros de tráfego e engenheiros civis, que contribuíram com análises técnicas para o planejamento das intervenções.

Continua depois da publicidade

O Promobis contempla a implantação de intervenções integradas entre os municípios que integram a região da Foz do Rio Itajaí, com o objetivo de estruturar um sistema de mobilidade mais eficiente e interligado. A iniciativa é financiada pelo Banco Mundial e tem como foco a melhoria da mobilidade urbana regional, por meio da construção de acessos viários, pontes, ciclovias e outras estruturas de integração.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, o projeto representa um novo tempo para Balneário Camboriú:

— O Promobis já é uma realidade e vai representar um novo momento para a mobilidade de BC e da região, com obras que vão melhorar a integração entre os municípios. As reuniões serão cada vez mais frequentes, justamente para garantir alinhamento e agilidade na execução das ações — afirma.

Agora, o projeto aguarda assinatura do financiamento entre o Banco Mundial e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI, que está prevista para o primeiro semestre deste ano. Na sequência, serão lançados os editais de licitação, que vão possibilitar o início das obras.

Continua depois da publicidade

O que é o Promobis?

O Programa de Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis), que começou a ser gestado em 2017, é uma iniciativa pioneira no Brasil, executada por meio de gestão consorciada entre os 11 municípios da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI). A iniciativa busca impulsionar uma transformação urbana por meio da acessibilidade e mobilidade, com a implementação de um sistema de transporte coletivo integrado e multimodal, que seja seguro, inclusivo, confiável e sustentável.

O projeto engloba três frentes principais: um sistema regional de transporte coletivo com ônibus elétricos e reurbanização de vias, um túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes e a implantação de mobilidade ativa em Balneário Camboriú, por meio do “Programa Caminhos do Mar”.

Através da iniciativa, é esperado redução no tráfego de veículos na BR-101, eliminando filas e congestionamentos, além de alavancar o desenvolvimento socioeconômico de Itajaí e região

Projeto de túnel subaquático que liga Itajaí e Navegantes deve ser assinado em fevereiro

O projeto do túnel subaquático que deve ligar os municípios de Itajaí e Navegantes está em fase decisiva. O contrato de financiamento com o Banco Mundial para custear a obra deve ser assinado em fevereiro pelo prefeito Robison Coelho (PL), enquanto atua como presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Foz do Rio Itajaí (CIM-Amfri).

O túnel faz parte do Programa de Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis), que dispõe de financiamento de US$ 90 milhões do Banco Mundial, além de uma contrapartida de US$ 24 milhões do Governo do Estado de Santa Catarina. O segmento diretamente ligado ao túnel será realizado pelo governo estadual, que assumirá a responsabilidade pela condução do processo de licitação.

O projeto deverá ser realizado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP), reunindo a participação do Governo do Estado e recursos provenientes de financiamento internacional. O acordo firmado com o Banco Mundial, aliado à consolidação técnica do consórcio, tem despertado a atenção de grandes grupos atuantes no setor de infraestrutura.

Continua depois da publicidade

— A iniciativa tem despertado grande interesse de empresas do setor, inclusive de referência mundial. Nesta etapa, recebemos representantes de uma empresa com amplo know-how na elaboração de projetos, que será o foco da contratação inicial para o desenvolvimento do túnel — conta o prefeito de Itajaí, Robison Coelho.

A obra do túnel subaquático tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, fortalecer a integração regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do Litoral Norte catarinense.