Após o feriado do Dia da Consciência Negra ser marcado por dias de praia, Santa Catarina terá instabilidades no tempo e mar agitado. Segundo a Defesa Civil, as ondas no litoral do Estado podem chegar a 2,5 metros nos próximos dias. Também há previsão de ocorrências de temporais para todas as regiões.
Continua depois da publicidade
De acordo com as informações do órgão, o tempo segue firme nesta sexta-feira (21), mas o sábado (22) e domingo (23) serão marcados por uma virada no tempo no Estado.
Sexta-feira ainda é marcada por sol
Nesta sexta-feira (21), o tempo permanece firme em todo o Estado, com predomínio de sol e temperaturas elevadas. As máximas devem variar entre 30°C e 32°C no Grande Oeste e Litoral Sul, enquanto nas demais regiões os termômetros oscilam entre 28°C e 30°C.
No Litoral Sul, o dia começa com ondas entre 2 e 2,5 metros, mas tendem a diminuir ao longo do dia. Nas outras áreas do litoral, o mar segue calmo, com ondas de até 1,5 metro, segundo a Defesa Civil.
Sábado dá início às mudanças no tempo
No sábado (22), o sol predomina na maior parte do Estado, mas a formação de uma baixa pressão na costa do Uruguai pode trazer chuva leve e passageira no Litoral Sul durante a madrugada.
Continua depois da publicidade
À tarde, a instabilidade aumenta e há risco baixo a moderado para temporais em todas as regiões, com possibilidade de destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. O mar segue com pouca agitação, com ondas de até 2 metros.
Domingo com chuva
Já no domingo (23), a chuva será persistente no litoral e os temporais retornam à tarde em diversas regiões. O mar começa o dia agitado no Litoral Sul, com ondas de até 2,5 metros, condição que deve se estender para todo o litoral catarinense. Há risco moderado para alagamentos costeiros, exigindo atenção das autoridades e da população.
Com a passagem do final de semana, na segunda-feira (24), as instabilidades se afastam, mas a circulação marítima mantém o transporte de umidade para o litoral, com possibilidade de chuva a qualquer hora. A partir de terça-feira (25), o tempo volta a ficar firme em todo o Estado.







