Com a variação de temperatura cada vez mais intensa no Brasil, é muito comum que problemas na vias respiratórias apareçam. Um dos mais comuns deles é a rinite, que afeta cerca de 30% da população.

Continua depois da publicidade

Os principais sintomas da rinite são: nariz entupido, coriza, espirros frequentes, coceira no nariz e nos olhos, e lacrimejamento. Outros sintomas comuns incluem dor de cabeça, tosse, dor de garganta, voz anasalada e dificuldade para sentir cheiros.

Algumas combinações podem ser eficazes contra esses sintomas e aliviar o incômodo trazido pela irritação. Uma lista de 4 bebidas que cumprem muito bem essa função, segundo a nutricionista de saúde pública britânica Frankie Philips.

Rinite alérgica: 4 bebidas que podem ajudar a aliviar os sintomas

1- Suco de laranja

O clássico realmente funciona. A vitamina C, muito presente na laranja, é fundamental para o bom funcionamento do corpo. Ela é um anti-inflamatório natural, que ajuda no alívio da congestão nasal.

Continua depois da publicidade

Um copo de 150 ml de suco de laranja fornece aproximadamente 80% da quantidade de vitamina C necessária para um dia.

2- Chá de camomila

Além de relaxar, o chá de camomila também pode aumentar os níveis do anti-inflamatório hipurato, o que pode ajudar com a inflamação no sistema imunológico causada pela exposição a alérgenos.

Além disso, a bebida quente, especialmente quando o vapor entra em contato com as narinas, pode ajudar a aliviar a congestão nasal. 

Continua depois da publicidade

3- Chá de hortelã-pimenta

O chá de hortelã-pimenta é um ótimo descongestionante natural. Além dos benefícios do vapor da xícara, ele também ajuda a diluir o muco.

Com o muco diluído ou amolecido, fica mais fácil assoar o nariz. O catarro libera consigo algumas substâncias alérgicas que podem estar piorando o quadro de rinite.

4- Suco de abacaxi

Assim como o de laranja, o suco de abacaxi é rico em vitamina C. Mas, além disso, ele também fornece a enzima bromelina que possui propriedades anti-inflamatórias naturais, tornando-a ótima para quem sofre de alergias.

Continua depois da publicidade

Essa enzima ajuda o corpo a combater a inflamação e pode auxiliar nos sintomas da rinite alérgica, como inchaço e problemas respiratórios.

Dica extra: como melhorar os sintomas da rinite

Você pode gostar de ver também o dia em que a rinite vai ser “extinta” do corpo humano.