A cidade de Rio do Sul entrou oficialmente em situação de enchente na tarde desta quarta-feira (4). A leitura das 16h apontou o nível do rio Itajaí-Açu em 7,54 metros — o município passa a enfrentar situação de cheia a partir dos 7,5 metros.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Moradores de ruas atingidas pelas próximas cotas já estão sendo orientados a levantar os móveis e tomar providências. As principais ruas atingidas até o momento são a rua Wenceslau Borini, próximo ao acesso ao bairro Fundo Canoas, e vias da região da Cohab, no bairro Bela Aliança.

A chuva provoca impactos também no trânsito. Na alça de saída do elevado Deputado José Thomé, no bairro Canoas, o acesso está fechado por conta de água na pista. A entrada pela BR-470 agora funciona em mão dupla, o que requer atenção dos motoristas.

O volume de água do rio já considera o acumulado de chuva das últimas horas na região. O sistema de barragens que visa a prevenção das cheias em Rio do Sul tem a maior parte das comportas fechadas no momento, para ajudar na contenção da água. As sete comportas das barragens de Taió estão todas fechadas. Em Ituporanga, das cinco comportas existentes, quatro estão fechadas e uma está aberta, por conta de limitações da estrutura.

Continua depois da publicidade

Seis abrigos já foram abertos para atender moradores de regiões que estão precisando retirar móveis e pertences, ainda que por preocupação. A quantidade de pessoas que já foram até os abrigos ainda está sendo levantada pela prefeitura. Os espaços ficam nos seguintes locais:

  • Salão da Igreja Católica do bairro Santa Rita – Santa Rita de Cássia
  • Salão da Igreja Luterana do bairro Bela Aliança
  • Salão da Igreja Católica do bairro Bela Aliança
  • Salão da Igreja Católica do bairro Taboão – Nossa Senhora do Rosário
  • Antiga Escola Mathe
  • Salão do Lions Clube no bairro Progresso

* Matéria em atualização

Leia também

Veja como estão as rodovias em SC com as fortes chuvas

FOTOS: Fortes chuvas deixam pessoa ferida e fazem estragos em cidades de SC

VÍDEO: Temporal deixa cidades de SC “debaixo d’água” e causa destruição