A cavalinha, um peixe simples e barato, é muito comum no prato dos brasileiros, principalmente os que moram mais perto do litoral. Encontrada facilmente em feiras, a cavalinha que era considerada um alimento simples, agora vira o jogo da nutrição e se torna um alimento completo.

Continua depois da publicidade

Olhando pelo lado nutricional, a constatação que esteve apenas na sabedoria popular durante todo esse tempo, agora é comprovada cientificamente. Vitaminas, minerais, ácidos graxos e ômega-3 que fazem bem para a saúde do coração e do cérebro.

Cavalinha é um peixe rico em vitamina B12

Uma das principais vitaminas encontradas em peixes como a cavalinha é a B12. Para a médica Rita de Cassia Salhani Ferrari, head de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do laboratório da Marjan Farma, exitste uma preocupação crescente da população com questões relacionadas à deficiência de vitamina B12.

A condição que afeta de 20% a 60% da população geral, especialmente entre idosos, veganos, vegetarianos, pacientes bariátricos e pessoas com distúrbios de absorção intestinal.

Continua depois da publicidade

Peixe também tem vitamina D, quantidade alta de proteína e ômega-3

Além disso, a cavalinha também tem vitamina D, importante para ossos e sistema imunológico, iodo, cálcio e fósforo, tudo que ajuda na formação de ossos e melhor o metabolismo.

Para se ter uma ideia, 100g de cavalinha também tem 20 a 22g de proteína, com todos os aminoácidos essenciais. E a busca por proteína atualmente também está em alta por todo mundo que quer manter os músculos em alta.

E já que você quer saber onde tem mais proteína, nutricionista lista 5 frutas ricas em proteína que você nem imagina

Por fim, cavalinha também tem ômega-3, ácido graxo essencial para o cérebro e para o coração. Ou seja, cavalinha virou opção barata e cheia de benefícios, além de ser versátil na hora de preparar. O importante é correr para aproveitar, antes que o peixe vire hit na alimentação e o preço suba.

Continua depois da publicidade

E já que você se interessa por vitamina B12, veja também o alimento que tem mais vitamina B12 que carne magra: a verdade nutricional sobre o torresmo.