1. Fragilidade no Nordeste

Território dominado pelo PT, por conta dos programas sociais, o Nordeste foi decisivo para dar a vitória a Dilma. Aécio não foi capaz de articular a campanha e convencer os eleitores da região.

Continua depois da publicidade

2. Anúncio precoce

Aécio deu munição ao PT quando anunciou a intenção de nomear Armínio Fraga como ministro da Fazenda. As posições polêmicas do economista prejudicaram o tucano.

3. Derrota em casa

Continua depois da publicidade

Apesar de obter bons índices de aprovação no seu governo em Minas, Aécio perdeu para Dilma no seu Estado. Em Minas, o PT elegeu o governador Fernando Pimentel no primeiro turno.

4. DNA de programas

O tucano se esforçou para convencer os eleitores mais pobres de que os programas sociais do PT foram inspirados em ideias do PSDB. Não colou.

5. Aeroporto

Aécio tentou de todas as formas justificar a construção de um aeroporto no terreno de um parente, mas o episódio acabou afetando sua imagem.

6. Agressividade

A tática de bater na presidente Dilma Rousseff do início ao fim da campanha foi repudiada por parte dos eleitores em um momento decisivo do segundo turno. Uma pesquisa mostrou que ele perdeu pontos com o eleitorado feminino depois do debate em que chamou Dilma de mentirosa e leviana.

Continua depois da publicidade

7. Tom debochado

O sorriso irônico e por vezes arrogante de Aécio nos debates foi criticado por especialistas em marketing.

VÍDEO: a eleição em 3 minutos

Destaques do NSC Total