A Associação Rota do Enxaimel, de Pomerode, conquistou medalha de prata no Prêmio Nacional do Turismo, em premiação entregue neste sábado (16), em Brasília. O reconhecimento ocorreu na categoria Valorização do Patrimônio Cultural. O prêmio, organizado pelo Ministério do Turismo, valoriza as melhores práticas e profissionais do setor no país e é o maior no segmento.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Rota do Enxaimel foi escolhida entre outras 46 iniciativas inscritas na mesma categoria. O ouro ficou com o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, no Maranhão. O bronze foi do projeto Cidade da Música da Bahia, de Salvador. Esta é a terceira edição do Prêmio, que teve como tema em 2023 “O Turismo Transformando Vidas”.

O vice-presidente da associação, Ivan Blumenschein, recebeu o troféu das mãos da Secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes, e celebrou a conquista da Rota do Enxaimel:

— O prêmio mostra que o turismo cultural pode e deve ser pensado com foco no resultado, para que seja possível preservar as tradições gerando desenvolvimento econômico — afirmou.

Continua depois da publicidade

Outros dois projetos de Santa Catarina levaram ouro na edição deste ano. A Secretaria de Turismo do Estado foi escolhida na categoria Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo com o Inovatur – 1º Programa de Inovação Aberta para o Turismo do Brasil. A iniciativa Sistema Especialista Turístico, da Smart Tour Brasil, conquistou o ouro na categoria Gestão de Dados e Inteligência em Turismo.

Veja votos da Rota do Enxaimel

Destino preserva herança cultural

Fundada em julho de 2021, a Associação Rota do Enxaimel contribui para preservar o patrimônio histórico, cultivar a herança cultural dos antepassados e fomentar a agricultura familiar enquanto desenvolve o turismo. Em pouco mais de dois anos, o número de associados já chega a 35. A entidade estruturou-se, elaborou mapa, site e redes sociais com informações turísticas, além de trabalhar para aprimorar a experiência dos visitantes.

A Rota do Enxaimel é o único destino brasileiro na lista de melhores vilas turísticas do mundo da Organização das Nações Unidas (ONU). A organização concede o selo a lugares que combinam preservação da herança cultural e do meio ambiente com desenvolvimento econômico.

Continua depois da publicidade

Em 2023, a Rota conquistou também medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor no mundo.

A Rota do Enxaimel

Para conhecer a Rota do Enxaimel, o visitante pode percorrer os 16 quilômetros de passeio com carro próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias. É possível visitar e hospedar-se em residências típicas, provar iguarias da culinária local e comprar artesanato.

Nesta localidade de Pomerode, no bairro Testo Alto, está a maior concentração de casas construídas no estilo enxaimel fora da Europa. São 50 construções em um trajeto tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em reconhecimento ao valor cultural e paisagístico. Enxaimel é uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes encaixadas e preenchidas com tijolos de argila.germânicos no século XIX em que as paredes são montadas a partir de vigas de madeira.

A comunidade também preserva história e cultura dos imigrantes por meio da culinária típica alemã, artesanato em madeira, em clubes culturais, nos ritos da igreja luterana, no antigo cemitério dos imigrantes, além de uma escola municipal bilíngue (português-alemão). Tudo isso em um entorno de Mata Atlântica preservada, com incontáveis nascentes de água, ribeirões e cachoeiras.

Continua depois da publicidade

Leia também

Rota do Enxaimel em Pomerode está entre finalistas de prêmio internacional de turismo

O que muda em Santa Catarina no atendimento aos turistas neste verão

Pacote de ações para a Estação Verão em SC reforça áreas de segurança e serviços para receber turistas

Destaques do NSC Total