O Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu um posicionamento, na manhã deste domingo (22), contrário ao que chamou de “decisão imprudente” do Estados Unidos da América (EUA), após os ataques comandados pelo governo americano contra instalações nucleares no Irã.
Continua depois da publicidade
“Esta decisão imprudente de lançar ataques aéreos e com mísseis contra o território de um Estado soberano, independentemente das justificativas apresentadas, constitui uma flagrante violação do direito internacional, da Carta da ONU, e de resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU, que tem consistente e inequivocadamente considerado tais ações insustentáveis. Particularmente preocupante é o fato de os ataques terem sido executados por um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU”, diz parte do comunicado emitido pela Rússia.
Veja fotos do confronto entre Israel e Irã
Em outro trecho, o ministério russo também se diz preocupado com os efeitos do ataque. “As consequências desta ação, incluindo potenciais efeitos radioativos, ainda não foram determinadas”, cita o comunicado.
O posicionamento do Ministério das Relações Exteriores da Rússia cobra um posicionamento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). “Esperamos que a liderança da AIEA responda prontamente, profissionalmente e transparentemente, evitando linguagem vaga ou tentativas de se esconder atrás de ‘equidistância” política’, cita a nota.
Em trecho endereçado à Organização das Nações Unidas, a Rússia pediu pela rejeição das ações de confronto. “O Conselho de Segurança da ONU também deve assumir uma posição firme. Ações de confronto e desestabilizadoras tomadas pelos Estados Unidos e Israel devem ser rejeitadas coletivamente”, diz o comunicado.
Continua depois da publicidade
Por fim, a Rússia apela pelo “fim imediato da agressão e à intensificação dos esforços para que a situação retorne a um caminho pacífico e diplomático”.
O Conselho de Segurança da ONU está reunido neste domingo, em Nova York, para discutir o conflito entre Irã e Israel.
Pronunciamento de Trump
O presidente dos Estados Unidos se manifestou ainda na noite de sábado (21), em sua rede social, sobre os ataques ao Irã. “Concluímos com muito sucesso nosso ataque aos três locais nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan”. O presidente norte-americano afirmou ainda que a carga completa de bombas teria sido lançada contra Fordow, principal alvo no Irã, e que as aeronaves dos EUA estariam retornando em segurança. O presidente selou com uma fala em tom de ameaça ao governo iraniano.
Leia mais
Trump anuncia ataque a instalações nucleares do Irã e confirma reforço dos EUA a Israel
EUA “cruzou linha vermelha muito grande” ao bombardear Irã, diz ministro




