O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite deste sábado (21) que o país atacou três instalações nucleares do Irã. O gesto, se confirmado, sela a posição norte-americana de entrar ou não no conflito de Israel com os iranianos, que já se arrasta pelas últimas semanas. As informações são do portal g1.

Continua depois da publicidade

Trump publico uma mensagem em sua rede social, a Truth Social, falando sobre o ataque: “Concluímos com muito sucesso nosso ataque aos três locais nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan”. O presidente norte-americano afirmou ainda que a carga completa de bombas teria sido lançada contra Fordow, principal alvo no Irã, e que as aeronaves dos EUA estariam retornando em segurança. O presidente selou com uma fala em tom de ameaça ao governo iraniano.

Veja fotos do confronto entre Israel e Irã

“Esse é um momento histórico para os Estados Unidos, Israel e o mundo. O Irã agora deve concordar em acabar com esta guerra”, escreveu. O Irã ainda não se manifestou sobre os ataques.

A afirmação de Trump sobre o ataque ao Irã contraria posicionamento do próprio Trump feito na quinta-feira. Na ocasião, o porta-voz da Casa Branca informou que o presidente deveria decidir em até duas semanas se o país iria ou não entrar no conflito militar travado entre Israel e Irã nas últimas semanas. Apesar disso, especialistas já apontavam que o governo norte-americano deveria apoiar Israel na ofensiva.

Continua depois da publicidade

Leia também

Trump deve decidir sobre entrada dos EUA em guerra entre Israel e Irã em até duas semanas

VÍDEO: TV estatal do Irã é bombardeada por Israel durante transmissão ao vivo

Vice-prefeita e secretário de SC explicam decisão de permanecer em Israel em meio a ataques